Uxi amarelo uma planta medicinal típica da Amazônia

O uxi amarelo (Endopleura uchi), também conhecida como uxi-pucu, uxi-liso, uxi, pururu ou uxuá, é uma planta medicinal típica da Amazônia muito usada como suplemento alimentar. Acredita-se que seus principais benefícios sejam provenientes do princípio ativo chamado bergenina, que tem efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e diuréticos, além de ser um estimulante imunológico. 

Com uma árvore alta, o uxi amarelo pode alcançar 30 metros de altura, de tronco reto e liso, casca cinzenta, madeira de boa qualidade e folhas denteadas. É encontrada principalmente na parte de terra firme nas florestas amazônica e paraense.

Além da planta ‘in natura’ ela também pode ser encontrada em cápsulas e pó, em lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação, que podem ser tomados diariamente, ou conforme indicação do médico.

Uma curiosidade sobre a fruta é que ao cortar o caroço de uxi, descobre-se dentro um pó que é utilizado como cosmético que, antigamente, era usado para cobrir manchas na pele e aliviar coceiras. Esse pó também pode ser usado com farinha de mandioca ou para fazer doces, sorvetes e licor.

Leia também: O que é Fitoterapia?

Leia também: Cupuaçu e suas propriedades curativas

Em cada 100 gramas da fruta podemos encontrar 252Kcal, 38,2 gramas de carboidratos, 2,2 gramas de proteínas, 10,1 gramas de gorduras e 20,5 gramas de fibras alimentares. O uxi possui minerais como ferro, manganês, magnésio, zinco, boro, cálcio e cobre, além das vitaminas C e E.

Benefícios do uxi amarelo

– Ação antioxidante: O Uxi possui poderosos antioxidantes que ajudam a proteger o corpo. Além disso, as células do nosso corpo estão constantemente sujeitas a danos tóxicos pela formação de radicais livres. Esses radicais livres são provenientes da oxidação da membrana celular, responsáveis pela ocorrência de diversas enfermidades e processos degenerativos do organismo humano.

– Fortalece o sistema imunológico: A vitamina C, presente no Uxi aumenta a produção de glóbulos brancos, células que fazem parte do sistema imunológico e que tem a função de combater micro-organismo e estruturas estranhas que podem danificar o corpo. O nutriente também aumenta os níveis de anticorpos no organismo. Assim, o nutriente ajuda a fortalecer o sistema imunológico, deixando nosso corpo menos suscetível a doenças.

– Alivia inflamações: A ação anti-inflamatória e imunoestimulante do uxi amarelo auxilia no tratamento de artrite, bursite, reumatismos, além de outras doenças como problemas do coração, diabetes, asma, prostatite e úlceras gástricas. Além disso, o uxi amarelo é conhecido por ter efeitos antioxidantes, antiviral, diurético e vermífugo.

– Auxilia a saúde feminina: Além de ajudar no tratamento de endometriose e ovários policísticos, também promove o alívio das dores dos miomas e ajuda na regulação do ciclo menstrual. O uxi amarelo é muito conhecido entre os povos indígenas como planta que trata infertilidade feminina, uma vez que tem resultados positivos para estas doenças citadas acima.

– Protege a saúde do estômago: Devido aos seus efeitos anti-inflamatórios, antioxidantes e diuréticos, a planta também protege a saúde do estômago. Assim, alivia os sintomas e ajuda no tratamento de problemas como a gastrite (inflamação aguda ou crônica da mucosa que reveste as paredes internas do estômago). 

– Controla o colesterol: A casca ou as folhas do uxi amarelo, bem como seu chá e seu suplemento, pode ajudar no controle do colesterol ruim (LDL), ou seja, alivia e ajuda a tratar a hipercolesterolemia. Dessa forma, é possível dizer que a planta também promove a proteção da saúde do coração. 

– Combate o câncer: Estudos científicos mostraram que o consumo regular de uxi pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos de câncer, pois ele possui um poder antimutagênico, que evita o surgimento de certos tipos de câncer. Além disso, seus compostos fitoquímicos são capazes de induzir a morte das células cancerígenas por meio de um processo de apoptose, elas se suicidam, e, dessa forma, evitam a formação de um tumor.

– Protege o corpo contra alguns tipos de cistos: O Uxi ajuda a equilibrar a proporção de estrogênio com progesterona no seu corpo. Isto ajudará a reduzir os cistos. Além disso, o Uxi é rico em fibra que ajuda o corpo a eliminar toxinas nocivas, colesterol e outros resíduos de produtos processados pelo fígado.

O chá de uxi amarelo

Para fazer o chá, basta colocar 10 gramas de casca de uxi amarelo em um litro de água fervente e deixar por cerca de três minutos. Depois, deixar repousar por 10 minutos, coar e beber pelo menos três xícaras por dia.

O chá de uxi amarelo é muito utilizado pelas mulheres com o objetivo de aliviar os sintomas e ajudar no tratamento de inflamações do útero, miomas e infecções urinárias, por exemplo, no entanto deve ser utilizado como complemento ao tratamento recomendado pelo médico.

Uxi amarelo e unha de gato

Segundo os nutrólogos, o chá de uxi amarelo e o chá de unha de gato formam um poderoso composto natural medicinal quando consumidos em conjunto, pois é capaz de potencializar as propriedades anti-inflamatórias e imuno estimulantes de ambas as plantas.

No entanto, os chás devem ser feitos de forma separada. “Consuma o chá de uxi amarelo pela manhã e o chá de unha de gato no período da tarde”, indica o nutrólogo Alisson Melo.

Riscos de consumo e efeitos colaterais

Não estão descritos efeitos colaterais do uxi amarelo, no entanto não é recomendado consumir o uxi amarelo sem orientação do médico ou do fitoterapeuta.

O uso dessa planta não é recomendado para mulheres em fase de lactação e gestantes, uma vez que pode interferir no processo de formação do feto.