Sopas sabor, nutrição e sensação de aconchego

Em tempos de clima frio, sopas podem proporcionar sabor, nutrição e até uma sensação muito especial de aconchego. Mas ainda existem as sopas frias, que são consumidas em estações quentes, como é o caso da famosa Gaspacho (uma sopa tradicional espanhola, feita com pimentão, tomate, cominho, vinagre, pimenta, alho, azeite, vinho e pão). Mesmo assim, há quem diga que sopa não é refeição, mas é sim! Com os ingredientes certos e o preparo adequado, esse prato pode ficar muito atraente e repleto de nutrientes.

Uma refeição prática e fácil de fazer, a sua variedade de receitas permite incluir legumes, verduras e carnes e pode ser adaptada pra todos os gostos. Assim, esse prato com tradição milenar, é capaz de fornecer tudo que o organismo precisa com simplicidade e baixo custo. Além disso, a probabilidade de qualquer geladeira ter todos os itens pra preparar uma boa sopa é grande.

“Um prato de sopa traz conforto emocional, desencadeia sensações de prazer, de satisfação e de segurança”, concorda o nutricionista João Motarelli, da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp). Consumir uma sopa, canja ou caldo remete a lembranças gostosas e alívio em meio à rotina ou a uma indisposição, ou seja, faz bem ao corpo e à mente.

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Benefícios das sopas

– Fácil digestão: Alimentos cozidos são, por definição, alimentos que já estão numa fase de pré-digestão. Isto significa que, quando cozida, a refeição assenta melhor no estômago e é mais facilmente digerida pelo organismo e tem seus nutrientes absorvidos de maneira mais rápida. Isso faz dela a alternativa ideal pra quem não consegue comer muito à noite, principalmente pessoas que sofrem com azia e precisam se alimentar de forma leve nesse período.

Sopas ainda fornecem grande quantidade de fibras alimentares, o que também ajuda, e muito, para o bom funcionamento do intestino, pra falar o mínimo. Mas vale lembrar que se ela for batida, e virar um caldo, grande parte das fibras é destruída no processo, o que automaticamente reduz esse benefício.

– Hidrata: Ao consumir uma sopa estamos ingerindo uma grande quantidade de água, o que a torna uma grande aliada em tempos frios, quando o calor diminui e, consequentemente, a ingestão de água também. 

– Aumenta a saciedade: Outra vantagem de grande quantidade de água, as sopas promovem saciedade ao organismo. Estudos indicam que a sopa pode ter um papel essencial numa dieta voltada para a perda de peso. De forma geral, é importante apostar no consumo de pratos e alimentos que proporcionem grande saciedade e, ao mesmo tempo, possuam poucas calorias, a sopa é uma das melhores opções. Mesmo sopas que tem macarrão, em comparação com outros pratos à base de massas, tem menos calorias e mais nutrientes.

– Facilidade do preparo: Este é, sem dúvida, um dos maiores benefícios da sopa: a facilidade de preparação. Fazer uma sopa exige apenas que pense nos sabores dos alimentos juntos, cozê-los e temperá-los. Não é muito difícil e permite uma enorme variedade de combinações. Embora existam algumas sopas mais elaboradas, mas a maioria é muito simples de fazê-las.

– Auxilia a alimentação das crianças: Se as crianças resistem a comer os vegetais que fazem parte do prato principal, colocá-los numa sopa pode ser a receita para o sucesso das refeições mais saudáveis. Você ainda pode usar sua criatividade e colocar macarrão de letrinhas, utilizar os caldos verdes como sopas do Hulk, caldos vermelhos como sopas do Homem Aranha, Homem de Ferro ou do super herói que seu filho gostar mais. Caso ele não goste de ver os legumes você ainda pode optar por bater a sopa em um liquidificador.

– Baixo custo de preparo: Além de saudável e natural os ingredientes para preparar uma deliciosa sopa não são caros. É possível comprar todos os ingredientes para uma sopa de legumes que alimenta toda a família com o mesmo valor que gastaria para comprar uma pizza, por exemplo, com a vantagem de que a sopa é uma opção muito mais nutritiva.

– Pode ser consumida por toda a família: As sopas podem ser consumidas por todos, sejam idosos, crianças, pessoas com restrições alimentares. Por serem basicamente verduras e legumes, é possível fazer em grande quantidade e agradar a todos, pois as possibilidades de ingredientes e sabores são infinitas.

Quais os ingredientes usar

É preciso considerar que o preparo é essencial pra garantir os benefícios da sua sopa. Aqui também vale aquela regra da alimentação balanceada: quanto mais variedade, melhor. Veja como tornar sua sopa mais saudável e nutritiva.

– Acrescente ao menos uma proteína: Dá pra usar frango, filé mignon, alcatra, patinho e peixe. Os mais ousados gostam de incluir linguiça e até bacon na receita. E ainda tem as opções vegetarianas: tofu, tempê e cogumelos, que são também uma excelente escolha.

– Não deixe faltar o carboidrato: Afinal, quem não gosta de uma sopa de macarrão ou de batatas? Que fique claro que o problema não é o macarrão, mas, sim, o fato de ele ocupar muito “espaço” e entrar no lugar de outros nutrientes importantes. A palavra mágica, mais uma vez, é variedade.

– Lembre-se dos legumes e leguminosas: Existem muitos outros alimentos que você pode acrescentar à sua sopa que também são fontes de carboidratos, além de vitaminas e minerais, como os legumes e as leguminosas.

– Inclua fibras alimentares: Couve, espinafre, rúcula, ou ervas aromáticas como salsinha, cebolinha, alecrim e manjericão, que são alimentos ricos em fibras, podem dar um toque especial de sabor e, claro, aquele ‘boost’ de saúde.