Physalis sabor sofisticado e benefícios para emagrecer

A physalis (lê-se físalis) é um fruta pequena e arredondada, podendo ser amarela, laranja ou vermelha. Pertencente ao grupo Physalis Angulata, o mesmo do tomate, berinjela, batata, pimentas e do pimentão. A fruta ainda tem uma espécie tóxica, chamada de juá-bravo, pertencente à família Solanum mammosum. Ainda pouco conhecida, a fruta com sabor sofisticado e de origem amazônica e de países andinos, tem ganhado fama pelas suas propriedades nutricionais e atualmente muito tem se discutido sobre os benefícios da physalis para emagrecer.

O que dificulta seu consumo em maior escala é o valor que é comercializada principalmente no sul e sudeste do Brasil, isto tem sido justificado porque vem de estados do norte e nordeste, ou ainda de países andinos como a Colômbia. Mas sua fama tem corrido o mundo e por esta razão começou a ser cultivada em países da Europa, Ásia e América do Norte.

A fruta é rica em nutrientes, tanto que a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) da Bahia conduziu diversas pesquisas sobre a fruta. Os estudiosos encontraram fisalinas, compostos capazes de proteger o organismo, principalmente em pessoas submetidas a transplantes. Mas não para por aí, a physalis, que tem alto índice de água em sua composição e apenas 50 calorias a cada 100 gramas da fruta, também é rica ferro, cálcio, fósforo, fibras, proteínas, carboidratos, flavonoides, saponinas, carotenoides e vitaminas A e C.

Leia também: Pitaia exótica, gostosa e repleta de nutrientes

Leia também: Celulite um mal que pode ser evitado

É importante salientar que nenhuma fruta ou qualquer outro alimento é capaz de fazer emagrecer isoladamente, mas a physalis pode contribuir para acelerar o processo de emagrecimento e ajudar com a sua saúde de modo geral. Veja abaixo alguns desses benefícios.

Benefícios da physalis

– Ajuda a emagrecer: A physalis emagrece por ser rica em fibras, também contém nutrientes que demoram para serem digeridos, aumentando a saciedade, além disso a fruta favorece o funcionamento do intestino e tem poucas calorias, como já foi dito. Outra fator que contribui para o emagrecimento é a presença da vitamina C, nutriente antioxidante que elimina toxinas, e muitas dessas toxinas provocam inchaço das células de gordura.

– Ação anti inflamatória e cicatrizante: A fisalina, contida na fruta, é uma substância com ação anti-inflamatória, substância essa que contribui com dores crônicas, principalmente as de origens reumáticas. Os antioxidantes e a vitamina A presentes na fruta, também facilitam a cicatrização.

– Combate células cancerígenas: A fruta contém uma boa quantidade de carotenoides, que são importantes antioxidantes, os quais  defendem as células de serem atacadas por radicais livres que danificam o núcleo celular e as tornam malignas.

– Reduz o colesterol e combate a diabetes: Com pouco açúcar e nutrientes antioxidantes como a vitamina C, a physalis reduz diabetes e colesterol alto. A fruta mantém equilibrada a produção e liberação de insulina.

– Combate a anemia: Por ser rica em ferro e vitamina C, esta fruta é uma opção para melhorar o aporte de ferro para o organismo, sendo uma excelente alternativa para vegetarianos e veganos.

– Contribui com a saúde dos olhos: Os carotenoides e a vitamina A e C, presentes na physalis, ajudam a proteger os olhos, fortalecendo as fibras oculares e evitando doenças que podem levar à cegueira como a catarata.

– Auxilia o bom funcionamento dos rins e fígado: Devido aos seus antioxidantes, esta fruta contribui para eliminar substâncias tóxicas, contribuindo com o bom funcionamento destes órgãos, tendo um efeito depurativo para o organismo.

– Protege o sistema imunológico: A vitamina C e o betacaroteno (convertido em vitamina A pelo organismo) são antioxidantes, por isso expulsam toxinas do organismo. Esses nutrientes são importantes para o bom desempenho do sistema imunológico. O consumo regular da physalis auxilia a afastar simples resfriados e até mesmo doenças mais complexas, como o câncer.

– Favorece a saúde da pele: Os carotenoides são substâncias antioxidantes que removem toxinas também da pele. Comer physalis regularmente é bom para diminuir o ressecamento, cicatrizes de acne e manchas.