Pera Red atrai os olhos e aguça os sentidos

Quando fechamos os olhos e pensamos em uma pera suculenta a imagem que nos vem é aquela pseudo fruta em formato de sino, com casca de tom verde ou amarelado. Mas existe uma pera de cor vermelho intenso, pouco conhecida aqui no Brasil, é a pera Red, que, como o nome diz, é vermelha como uma maçã e originária dos EUA e Canadá, que atrai os olhos e aguça os sentidos.

Ela é uma variação da pera Williams, também conhecida como Red Williams ou Red Barlett, seu maior diferencial é a cor. Apresenta uma casca de cor vermelha escura, quase vinho, enquanto ainda está no pé, depois de colhida ela ganha um tom vermelho vivo. 

Sua polpa é clara, com textura bem cremosa, a pera Red faz as delícias na sua mesa, podendo ser consumida ‘in natura’, assada ou cozida, em sucos, sorvetes e doces, ou como complemento de pratos salgados. Mas não é só no sabor e na cor que a pera Red chama a atenção, para quem busca uma alimentação saudável, ela é um “prato cheio” de nutrientes que ajudam no bom funcionamento do seu organismo e a prevenir diversas doenças.

Leia também: Pera apreciada em todo o mundo pelo seu sabor suave e sua doçura

Leia também:  Betacaroteno um pigmento antioxidante natural

Por conter 85% de água, a pera Red constitui um diurético natural, além de possuir uma rica composição nutricional. Além de um grande aporte de fibras alimentares, uma unidade média do pseudo fruto possui aproximadamente 64Kcal, com apenas 0,13 gramas de gorduras totais, vitaminas A, C, E e B9 (Ácido Fólico), além de minerais como: potássio, cálcio, cobre, boro, magnésio e fósforo.

Benefícios da pera Red

– Melhora a digestão: Rica em fibras e com grande quantidade de água, a pera Red ajuda no processo digestivo e estimula o funcionamento do intestino, combatendo a prisão de ventre.

– Ajuda e emagrecer: As fibras e a água presentes na pera Red também geram a sensação de saciedade, fazendo com que você sinta menos fome, o que é positivo em dietas de redução de peso. Além disso a quantidade de calorias contidas na fruta é bem pequena.

– Controla o diabetes e a pressão alta: A pera Red é uma das frutas liberadas para diabéticos, pois contém baixo índice glicêmico e é rica em potássio, mineral com propriedades vasodilatadoras que previnem contra doenças cardiovasculares.

– Fortalece o sistema imunológico: Por ser rica em vitaminas A e C, além de flavonoides, como o betacaroteno, luteína e zeaxantina, a pera Red contém antioxidantes que ajudam no combate aos radicais livres, prevenção contra inflamações e vários tipos de câncer (estômago, intestino, bexiga e próstata).

– Ação antioxidante: Os antioxidantes presentes em sua composição, tornam a pera Red um dermocosmético natural que retarda o envelhecimento da pele e reduz as rugas e manchas.

– Combate a osteoporose: Sua grande quantidade de minerais como fósforo, cálcio, magnésio e cobre, a pera Red ajuda a repor a perda óssea, principalmente na terceira idade.

– Auxilia na prevenção de inflamações na garganta: Para quem gosta de remédio natural, comer uma pera Red por dia (ou em forma de sucos), ajuda a prevenir contra as incômodas dores de garganta do verão.

– Auxilia na gravidez: Além do valor nutritivo, a pera é indicada para gestantes por conter ácido fólico (vitamina B9), que reduz a chances de problemas físicos e neurológicos no bebê.

– Ótimo alimento para crianças: A pera é uma boa fruta para oferecer às crianças quando começam a ingerir alimentos sólidos, principalmente a partir dos seis meses em forma de suco ou purê porque é uma fruta que normalmente não provoca alergia. Além disso, a pera é de fácil digestão, ajudando a recuperar de uma intoxicação alimentar, por exemplo, principalmente quando há vômitos.