Noz-moscada popular por suas propriedades medicinais

Ingrediente comum na culinária do mundo todo, a noz-moscada, especiaria de cheiro e sabor marcantes (seu sabor nos remete a uma mistura de pimenta do reino com canela), é utilizada em pratos quentes, molhos e saladas. A noz-moscada também é popular por suas propriedades medicinais, motivo pelo qual é muito utilizada como ingrediente em produtos de higiene bucal, dermatológicos, usada em homeopatias e pode solucionar diversos problemas de saúde.

Originária da Índia, a noz-moscada é obtida do fruto da moscadeira (Myristica fragrans), de porte alto, atingindo cerca de 10 a 15 metros de altura. Considerada um alimento funcional e termogênico, pode desempenhar a função de sedativo, estimulante, relaxante e anti-inflamatório. Além de ser encontrada inteira (para que seja ralada no momento do uso, o que confere um teor maior de aroma e sabor), a noz-moscada ainda pode ser encontrada em pó, óleo, comprimidos ou cápsulas.

A semente é rica em vitaminas A e C, vitaminas do complexo B (ácido fólico, riboflavina e niacina), entre os minerais essenciais encontrados na noz-moscada estão potássio, cálcio, ferro e manganês. A especiaria ainda contém muitos antioxidantes flavonoides como betacaroteno e criptoxantina que são essenciais para uma ótima saúde. Outras propriedades da noz-moscada, nutricionalmente falando, são baixo teor de sódio e colesterol baixo.

Leia também: Entendam o que são Alimentos Funcionais

Leia também: Flavonoides e seus muitos benefícios para saúde

Benefícios da noz-moscada

– Possui ação antioxidante: A noz-moscada é rica em compostos vegetais que atuam no corpo humano como antioxidantes, entre eles pigmentos vegetais como as cianidinas, óleos essenciais como fenilpropanoides, terpenos e compostos fenólicos, incluindo ácidos protocatecuico, ferúlico e cafeico. Esses compostos protegem nossas células dos danos causados pelos radicais livres.

Quando os níveis de radicais livres no corpo se tornam muito altos, ocorre o chamado estresse oxidativo, fenômeno associado ao aparecimento e progressão de muitas condições crônicas, como certos tipos de câncer, doenças cardíacas e neurodegenerativa.

– Tônico cerebral: Um dos conhecidos benefícios da noz-moscada é o de estimular o cérebro. A especiaria ajuda a remover o esgotamento mental, o estresse e a fadiga. Melhora a capacidade de concentração do indivíduo e pode ser bom remédio contra a ansiedade e a depressão. Contém um composto orgânico natural chamado miristicina, que é conhecido por proteger o cérebro contra doenças degenerativas, como o mal de Alzheimer.

– Possui propriedades anti-inflamatórias: A inflamação crônica está ligada a muitas condições de saúde adversas, como doenças cardíacas, diabetes e artrite. A noz-moscada é rica em compostos anti-inflamatórios chamados monoterpenos, incluindo sabineno, terpineol e pineno. Essas substâncias podem ajudar a reduzir a inflamação no corpo e beneficiar pessoas com condições inflamatórias.

– Ajuda a aumentar a libido: Alguns estudos indicam que a noz-moscada pode aumentar o desejo sexual e o desempenho. Na medicina tradicional, como a medicina Unani, usada no sul da Ásia, a noz-moscada é usada para tratar distúrbios sexuais. No entanto, faltam pesquisas sobre seus efeitos na saúde sexual em humanos.

– Possui propriedades antibacterianas: A especiaria tem efeitos antibacterianos contra cepas de bactérias potencialmente prejudiciais, como Streptococcus mutans e Aggregatibacter actinomycetemcomitans, que podem causar cáries dentárias e doenças na gengiva. Verificou-se também que a noz-moscada inibe o crescimento de cepas prejudiciais da bactéria E. coli, que pode causar doenças graves e até óbito em humanos.

– Auxilia a saúde do coração: Com suas propriedades estimulantes e aroma relaxante, a noz-moscada aumenta a circulação sanguínea e estimula o sistema cardiovascular, por isso é considerada um bom tônico para o coração.

– Auxilia a tratar a insônia: Para quem tem dificuldades para dormir, um copo de leite com uma ou duas pitadas de noz-moscada em pó pode ajudar a relaxar e induzir ao sono.

– Alivia sintomas da TPM: A noz-moscada pode ser um remédio bastante eficaz contra sintomas desconfortáveis da tensão pré-menstrual, como a depressão, mudanças de humor e o desequilíbrio hormonal, além de ser muito eficaz em relação as cólicas que ocorrem nesse período.

– Promove a saúde do sistema respiratório: Ingrediente em muitos xaropes para a tosse, o alívio da congestão e demais sintomas de resfriado são outros benefícios da noz-moscada. Acredita-se também que o seu óleo pode ser benéfico para o tratamento de asma.

– Ajuda a manter a pele saudável: Usada também como ingrediente de muitos cremes dermatológicos, a noz-moscada também é uma poderosa aliada para manter uma pele saudável, ela ajuda a alcançar maciez e a resolver diversos problemas dermatológicos. Por exemplo, um creme feito com pó de noz-moscada e mel pode ser aplicado para diminuir a incidência de acne e para ajudar a remover as marcas que a enfermidade causa.

Riscos de consumo e efeitos colaterais

Embora seja improvável que a noz-moscada cause danos quando consumida em pequenas quantidades, como no caso de seu uso como tempero, tomá-la em altas doses pode causar efeitos colaterais adversos. Ela contém os compostos miristicina e safrol, que podem causar sintomas como alucinações e perda de coordenação muscular quando ingeridos em grandes quantidades. 

A toxicidade da noz-moscada pode causar sintomas graves, como batimento cardíaco acelerado, náusea, desorientação, vômito e agitação. Pode até levar à morte quando combinada com outras drogas, lembrando que isso apenas acontece quando ingerida em grandes quantidades.

Pesquisas ainda mostram que a noz-moscada possui propriedades abortivas e por isso não deve ser consumida por gestantes.