Nestlé anuncia KitKat vegano

A Nestlé anuncia o lançamento de uma versão não láctea da sua popular barra de chocolate, atendendo a pedidos de seus consumidores, o KitKat vegano, chamada apenas de KitKat V. A empresa suíça está aderindo à tendência de alimentos alternativos à base de vegetais e levou dois anos para desenvolver a nova receita e planeja vendê-la em lojas selecionadas ao redor do mundo.

A fórmula do novo KitKat foi desenvolvida no centro de pesquisa da Nestlé em York, no Reino Unido. Alexander von Maillot, chefe de confeitaria da Nestlé, afirmou que o chocolate vegano era um dos pedidos mais requisitados dos fãs do chocolate nas redes sociais. “Estamos felizes em poder realizar esse sonho”, disse, em nota oficial da empresa.

Leia também: Essentia o novo chocolate orgânico da Nestlé

Leia também: Nestlé aposta em atum vegetariano

KitKat vegano e a revolução alimentar

Alimentos à base de plantas estão se tornando excelentes alternativas à carne e ao leite. Em 2019, a Mars lançou uma linha de barras de chocolate veganas como forma de atrair consumidores que desejam reduzir o consumo de carne e laticínios por motivos de saúde e ambientais. Recentemente, ela também lançou novas versões veganas de suas barras de chocolate. Outros fabricantes, como Lindt e Cadbury, também lançaram ultimamente doces veganos.

O sabor foi um fator chave no desenvolvimento do chocolate à base de plantas para nosso novo KitKat vegano”, disse Louise Barrett, chefe do Centro de Tecnologia de Produtos de Confeitaria Nestlé, em um comunicado. “Usamos nossa experiência em ingredientes, junto com uma abordagem de teste e aprendizado, para criar uma deliciosa alternativa vegana ao nosso KitKat de chocolate original. Encontrar o sabor ideal foi uma das maiores dificuldades para chegar à composição ideal do chocolate.”

Em entrevista a “Bloomberg”, Alexander von Maillot, chefe da confeitaria da Nestlé, explicou que usar soja ou amêndoas como ingredientes substitutos pode dar ao chocolate um sabor estranho, então foi preciso encontrar os ingredientes ideais. O KitKat V é feito de cacau 100% sustentável e usa uma substância feita com arroz para substituir o leite. 

Há uma revolução alimentar silenciosa em andamento que está mudando a forma como as pessoas se alimentam. Queremos estar na vanguarda disso, defendendo a descoberta de alimentos e bebidas à base de plantas. Que melhor maneira de fazer isso do que oferecer uma versão vegana de uma de nossas marcas mais famosas e amadas? O novo KitKat V significa que os amantes de chocolate agora têm uma ótima opção à base de plantas quando fazem uma pausa”, celebrou Maillot. 

Nestlé e o mercado plant-based

A Nestlé já lançou alternativas à base de plantas para laticínios feitos de arroz, aveia, soja, coco, ervilha e amêndoas em todas as categorias. Os exemplos incluem sorvete não lácteo, creme de café, bebidas à base de arroz e aveia, bebidas à base de ervilha, cappuccinos e lattes à base de plantas. Além de uma alternativa de leite condensado vegan, bem como uma variedade de queijos não lácteos para complementar os existentes hambúrgueres à base de plantas.

A empresa também lançou salsichas veganas e uma linha de alimentos para animais de estimação à base de plantas no ano passado.

Com um portfólio deste nível, nada melhor que satisfazer a vontade dos consumidores por um chocolate KitKat vegano e mais sustentável. Enfim, com um clima de suspense no ar, a empresa ainda não divulgou em quais os mercados o novo produto estará disponível e nem mesmo quando.

A empresa

Nestlé S.A. é uma empresa transnacional suíça do setor de alimentos e bebidas com sede em Vevey, Vaud, na Suíça. Foi considerada a maior empresa de alimentos do mundo, medida por receitas e por outras métricas, nos anos de 2014, 2015 e 2016. Ela foi classificada no 72.º lugar na Fortune Global 500 em 2014 e na 33.ª posição na edição 2016 da Forbes Global 2000 na lista das maiores empresas públicas.

Os produtos da Nestlé incluem alimentos para bebês, alimentos médicos, água engarrafada, cereais matinais, café e chá, produtos de confeitaria, produtos lácteos, sorvetes, alimentos congelados, alimentos para animais de estimação e lanches. Vinte e nove das marcas da Nestlé têm vendas anuais de mais de 1 bilhão de francos suíços (cerca de 1,1 bilhão de dólares), como Nespresso, Nescafé, Kit Kat, Smarties, Nesquik, Stouffer’s, Vittel e Maggi. A Nestlé possui 447 fábricas, opera em 194 países e emprega cerca de 339 mil pessoas. É um dos principais acionistas da L’Oréal, a maior empresa de cosméticos do mundo.