McDonald´s anuncia seu hamburguer vegetariano

A rede McDonald´s anuncia uma prévia do seu hamburguer vegetariano, que seria a entrada da companhia no segmento ‘plant based’, o ‘McPlant’, sem proteína animal. A companhia não deu muitos detalhes sobre a novidade, mas disse considerar que “a equipe culinária acertou em cheio”, ao anunciar que a opção ‘plant based’ será servida com um hambúrguer com o sabor da marca, pão quente com gergelim e todos os molhos tradicionais da rede.

“O McPlant é feito exclusivamente para o McDonald’s, pelo McDonald’s”, disse Ian Borden, presidente de negócios internacionais da empresa, em uma apresentação para investidores. De acordo com Borden, a linha pode incluir hambúrgueres à base de vegetais, substitutos de frango e outros produtos similares.

Ainda de acordo com o McDonald´s, o primeiro hambúguer vegetal criado pela empresa foi testado em restaurantes selecionados no Canadá ainda no ano passado. A rede disse que “os mercados podem adotar o McPlant quando estiverem prontos e esperamos que alguns testem o hambúrguer no próximo ano”.

Leia também: Proteína vegetal aumenta nossa longevidade

Leia também: Esporte e vegetarianismo combinam?

A estratégia de marketing

A novidade esta prevista para distribuição em 2021, a linha do gigante de fast food tem capacidade para mudar os rumos do mercado e ampliar variedades de opções sem carne de origem animal no setor.

A rede já atuou com hambúrguer vegetal anteriormente, porém em parceria com a Beyond Meat, especializada em substitutos veganos para a carne. Desta vez, o produto seria resultado de desenvolvimento interno.

De acordo com Kate Taylor, do site Business Insider, o fato de a empresa ter usado o prefixo Mc daria uma ideia do peso que o novo produto tem na estratégia da empresa. De acordo com Taylor, “o McDonald’s é extraordinariamente agressivo em relação à sua marca” e que de acordo com um manual interno da companhia, “os únicos produtos, serviços e programas autorizados a adicionar o prefixo “Mc” são aqueles que aumentam o valor e a singularidade de nossa marca”.

O McDonald’s também está investindo em pães de melhor qualidade. De acordo com a empresa, “as filiais ao redor do mundo estão implementando uma série de mudanças operacionais, de processo e de formulação” na maneira como montam os hambúrgueres.

A empresa

McDonald’s Corporation é a maior cadeia mundial de restaurantes de fast food de hambúrguer, servindo cerca de 68 milhões de clientes por dia em 119 países através de 37 mil pontos de venda.

Com sede nos Estados Unidos, a empresa começou em 1940 como uma churrascaria operada por Richard e Maurice McDonald. Em 1948, eles reorganizaram seus negócios como uma hamburgueria que usava os princípios de uma linha de produção. O empresário Ray Kroc ingressou na empresa como franquiado em 1955. Em seguida, ele comprou a cadeia de restaurantes dos irmãos McDonald e expandiu a rede para todo o mundo.

De acordo com um relatório de 2012 da BBC, o McDonald’s é o segundo maior empregador privado do mundo, atrás apenas do Walmart, com 1,9 milhão de empregados, sendo que 1,5 milhão trabalha para franquias.