Mãe transforma alimentos em obras de arte

É na primeira infância que introduzimos os hábitos alimentares mais importantes das crianças. Mas quem disse que é fácil fazê-los comer frutas, legumes e saladas? Enquanto alguns pais passam horas em pé de guerra, sem conseguir bom resultado, outros preferem abusar da criatividade, como a mãe japonesa Etoni Mama, que transforma simples ovos fritos e outros alimentos em obras de arte e personagens incríveis.

Etoni tem três filhas, com idades de sete, nove e 11 anos,  portanto, sabe como ninguém fazer com que uma refeição se torne atraente o suficiente para os seletivos e exigentes paladares infantis. Há alguns anos, ela começou a dedicar mais tempo e criatividade ao montar a comida para as suas filhas nas caixas bentô (como é conhecido o recipiente usado nas refeições, de acordo com a tradição japonesa), e os resultados alcançados desde então têm sido verdadeiramente impressionantes.

Leia também: A alimentação na adolescência

Leia também: A influência da mídia na alimentação infantil

Se para algumas pessoas, fritar um ovo sem estourar a gema já é desafiador, esta mestre das panelas nos inspira a criar pratos visualmente agradáveis, e não apenas comestíveis. Etoni domina a arte do kyaraben, a prática de decorar as marmitas e moldar os ingredientes no formato de personagens, transformando marmitas balanceadas em porções esteticamente bonitas e bem elaboradas.

Se hoje, Etoni possui mais de 122 mil seguidores no Instagram, tudo começou como uma maneira de fazer suas filhas se alimentarem melhor. Etoni Mama diz que não tem treinamento formal, mas basta dar uma olhada no seu trabalho para notar sua criatividade e talento nato.

As suas mais usadas matérias primas: o ovo frito e algas marinhas

Embora ela trabalhe com uma variedade enorme de ingredientes, o ovo frito e algas são suas grandes especialidades, e com eles, cria alguns dos personagens mais amados da cultura pop. Do Ursinho Pooh ao Pikachu, a artista pode criar praticamente qualquer personagem.

Enquanto as gemas costumam servir como rostos e corpos, as algas marinhas são usadas para fazer os olhos, sobrancelhas e detalhes dos desenhos. Ainda são usados muitos outros ingredientes para representar as demais partes dos dos personagens. Algumas marmitas incluem até pedaços de presunto, queijo e legumes para completar a imagem e sua composição nutricional.

Não importa o design, cada refeição parece uma verdadeira obra de arte. É uma forma divertida de incentivar, principalmente as crianças, a comerem os mais diferentes tipos de alimentos, com isso absorverem todos os nutrientes necessários para uma boa alimentação.

Temas diversos

Um dos seus temas favoritos são os pandas e, claro, ela utiliza essa paixão para criar as mais lindas refeições, com detalhes que são de “cair o queixo”. Outro tema que aparece bastante nas criações de Etoni Mama é Star Wars. Luke, Leia, Hans Solo, Chewbacca e Darth Vader decoram refeições que fariam brilhar os olhos de qualquer fã da saga de George Lucas.

Etoni Mama agora lançou um livro de receitas para ajudar outros chefs de cozinha, e pais dedicados, a projetar suas próprias refeições. Não é uma boa pedida para pais de crianças com paladares exigentes? Quem, afinal, resistiria a um suculento Ursinho Pooh de ovo frito?

Conheça o original e maravilhoso trabalho de Etoni Mama visitando seu Instagram: @etn.co_mam.