Linhaça uma aliada no emagrecimento

A linhaça é a semente do linho (Linum usitatissimum), conhecida desde 5 mil a.C. na região da Mesopotâmia, ela é considerada um alimento funcional, trazendo benefícios para o coração, intestino e até mesmo prevenindo alguns tipos de câncer. Mas o maior benefício da linhaça é ser uma grande aliada no processo de emagrecimento, pois suas fibras atuam na liberação da glicose no sangue e reduzem, por tabela, o acúmulo de gordura no corpo.

Além de ser uma alternativa de cereal sem glúten, a semente de linhaça é a mais rica fonte de ômega 3 existente na natureza e os seus benefícios podem ser obtidos tanto na linhaça dourada quanto na marrom, que são as duas variações existentes, porém com pouquíssimas diferenças nutricionais, a não ser um pouco mais de ácidos graxos ômega 3 e 6 na linhaça marrom, mas são condições que podem variar de acordo com a região em que ela foi plantada. A linhaça também é bastante rica em lignanas, substâncias muito semelhantes ao estrógeno e por isso chamadas de fito estrógenos.

A linhaça pode ser consumida de diversas formas, mas é muito importante triturar as sementes antes de ingerir, pois a linhaça inteira não é digerida pelo intestino, devido ao fato que a casca da semente é composta de celulose. Sendo assim, a semente inteira não é a melhor opção de consumo, pois deve ser muito bem mastigada para que o organismo aproveite seus nutrientes. Muitas pessoas trituram a semente em liquidificadores ou processadores antes de usa-la em suas receitas. Mas além do grão, a linhaça, pode ser ser encontrada processada, como farinha ou óleo,o que também podem ser uma boa escolha. Existem também diversas marcas que oferecem o óleo da linhaça em cápsulas, como suplemento.

Os benefícios da linhaça

– Ajuda a emagrecer: Por ser rica em fibras, o consumo da linhaça com outros alimentos cria uma barreira no bolo alimentar, que torna a liberação da glicose na corrente sanguínea muito mais lenta. Dessa forma, não há picos glicêmicos e é preciso utilizar menos insulina, hormônio responsável pelo armazenamento de gordura. Quando temos muita insulina circulando pelo corpo, rapidamente sentimos a necessidade de consumir mais alimentos que trarão glicose ao nosso organismo rapidamente, como pães, bolos, biscoitos e doces, alimentos estes que engordam. Como se não bastasse, a simples presença da insulina em altas quantidades no nosso corpo nos faz depositar a gordura no tecido adiposo, ou seja, aumenta a “massa gorda”.

– Melhora a saúde do coração: O ômega 3 é uma gordura poli-insaturada que atua reduzindo os níveis do colesterol ruim (LDL) e aumentando os níveis do colesterol bom (HDL). Quanto temos níveis a mais de LDL circulando pelo nosso organismo, é mais fácil que placas de gordura se depositem em nossas veias e artérias, uma condição chamada de aterosclerose. Isso atrapalha a passagem do sangue, resultando no aumento da pressão arterial e provocando infarto e até AVC.

– Previne e controla o diabetes: Isso ocorre devido ao mesmo mecanismo que reduz os picos de glicose, afinal, quanto mais insulina o corpo produz, mais os órgãos começam a se tornar resistentes a ela, ou seja, solicitam que mais desse hormônio seja utilizado para colocar a glicose dentro de suas células. Esse quadro se chama resistência à insulina, e conforme vai se agravando, resulta na diabetes tipo 2, quanto o hormônio produzido pelo corpo não é suficiente mais para absorver todo o açúcar no sangue. Além disso, alguns estudos mostram que o ácido alfalinoleico (ALA), um dos subtipos do ômega 3 presentes na linhaça, parece capaz de reduzir as chances das pessoas terem diabetes.

– Controla inflamações: Estudos mostram que o ácido alfalinoleico (ALA) é capaz de gerar reações anti-inflamatórias, combatendo inflamações que podem ser causadas por fatores como dislipidemias, obesidade, hiperglicemia, sedentarismo, tabagismo. Além disso, a linhaça ajuda a trazer um equilíbrio nas quantidades de ômega 3 e 6. Atualmente nossa alimentação tem tido muito mais fontes do último do que do primeiro, o que tem causado maiores inflamações no organismo. Alguns especialistas acreditam que aumentando o consumo de ômega 3, consegue-se um melhor equilíbrio nesse aspecto.

– Protege e melhora o funcionamento do intestino: As fibras, quando consumidas com quantidades adequadas de água, melhoram o trânsito intestinal, impedindo a constipação. Como se não bastasse, a digestão das fibras gera ácidos graxos de cadeia curta, que incentivam a proliferação de bifidobactérias, que são bactérias benéficas da microbiota intestinal, que além de melhorar o funcionamento do órgão, também ajuda a aumentar nossa imunidade. Os ácidos graxos de cadeia curta também impedem as bactérias maléficas da microbiota intestinal migrem para a corrente sanguínea, infectando assim o corpo.

– Previne alguns tipos de câncer: Alguns estudos evidenciam a ação antitumoral da linhaça. Para as mulheres, isso ocorre devido a presença das lignanas, muitas evidências apontam a ligação desses hormônios com o câncer de mama, e como as lignanas acabam se ligando aos receptores do estrógeno, tem uma função protetora desta doença. Como cada colher de sopa de linhaça tem cerca de 15 mg de lignanas, ela é considera o alimento mais rico nesse nutriente. É possível que o nutriente também se relaciona à prevenção do câncer de próstata, mas isso ainda está sendo investigado.

– Protege a saúde dos ossos: A semelhança da lignana com o estrógeno faz com que eles compensem a menor produção desse hormônio que ocorre na menopausa. Não se sabe ao certo se ele realmente é significativo na redução de sintomas do climatério e das alterações de humor, até porque isso varia com a forma como cada organismo metaboliza esse nutriente. Porém, ela pode ter um efeito positivo na saúde óssea, já que mulheres pós-menopausa tem maiores chances de apresentarem osteoporose.

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Contraindicações e riscos de consumo

Devido ao alto teor de fibras, a linhaça é contraindicada para crianças com menos de seis meses, que ainda não tem um aparelho digestório que consegue digerir de forma eficiente essas substâncias. Pessoas com intestino que funciona rapidamente podem ter desconfortos.

Também devido ao alto teor de fibras, consumir além de duas colheres de sopa de linhaça por dia pode causar inconvenientes como competição por absorção, produção excessiva de gases, chegando até mesmo a obstrução intestinal. Além disso, mesmo que seja fonte de gorduras consideradas saudáveis, elas são calóricas e podem causar ganho de peso se consumida em excesso.

Fontes: Nutricionista Alessandra Luglio (consultora da Hero Nutritionals); Nutricionista Israel Adolfo; Nutricionista Renata Boscaini David (consultora científico nutricional do Instituto de Pesquisas Ensino e Gestão em Saúde – IPGS); Nutricionista Tatiana Camacho Barão (Naturalis)