Linha Veg&Tal produtos elaborados à base de vegetais

A Sadia acaba de anunciar a sua nova linha Veg&Tal, composta por produtos elaborados à base de vegetais e temperos naturais. A campanha estreou dia seis durante o intervalo da novela “Amor de Mãe” da TV Globo, para o estado de São Paulo. A nova linha Sadia Veg&Tal é composta por hambúrguer, bacon e nuggets à base de vegetais e a torta de massa de iogurte, em dois novos sabores: espinafre com ricota e brócolis com requeijão.

O filme, criado para a campanha, reforça a experiência de provar os novos produtos feitos à base de vegetais, o que tem se tornado uma tendência mundial. Muitas pequenas empresas surgem dia após dia, trazendo mais variedade de produtos, consequentemente, influenciando esse mercado e tornando os preços cada vez mais acessíveis.

Claro que as grandes marcas, como a Sadia, não poderiam ficar de fora desse mercado tão promissor, que deixou de ter produtos consumidos apenas pela comunidade vegetariana, mas também muito procurado, e consumido, por pessoas ‘comuns’, tendo em vista a preocupação crescente de atitudes que buscam a saúde e bem estar. Um dos principais meios para se atingir essa qualidade de vida é a alimentação saudável, e quem ganha com isso é o consumidor final, tanto em qualidade, como em variedades de produtos e redução de preços.

Leia mais: Bife vegetariano criado em impressora 3D

Leia mais: A diferença entre ser vegetariano e vegano

“Queremos oferecer produtos de qualidade, cada vez mais saborosos e práticos, por meio da inovação. O nosso avanço no mercado de proteína vegetal reforça esse nosso foco na inovação, que deve corresponder por 10% da nossa receita até 2023” comenta o diretor de marketing das marcas da BRF (companhia proprietária da marca Sadia), Marcelo Suarez.

Investimento em pesquisa

De acordo com o vice-presidente de mercado Brasil da BRF, Sidney Manzaro, a empresa pesquisou 14 diferentes tecnologias de produção de processados à base de proteína vegetal antes de fechar o acordo comercial com a holandesa Vivera Foodgroup. Manzaro não informou o investimento na nova linha de produtos, mas afirmou que a maior parte do aporte foi destinada à pesquisa.

Entre os vegetais que compõem o hambúrguer da nova linha estão proteína de soja, beterraba, óleo de coco e óleo de girassol. No caso dos nuggets, os ingredientes incluem proteína de soja, flocos de milho e fibra de batata.

Preço e disponibilidade

Inicialmente, a linha Veg&Tal está disponível para o estado de São Paulo, mas a expectativa é expandir para o Brasil todo. O preço sugerido para o hambúrguer é de R$ 19,90, enquanto para a Torta e Nuggets R$ 15,90.

A empresa

A empresa foi fundada por Attilio Francisco Xavier Fontana no dia 7 de junho de 1944, a partir da aquisição de um pequeno frigorífico em dificuldades na cidade de Concórdia, localizada no oeste do estado de Santa Catarina, região sul do Brasil. Os produtos iniciais foram a farinha e o farelo de trigo. O abatedouro só começou a funcionar em 20 de novembro com um pequeno abate de 30 suínos. O quadro de funcionários não passava de 60.

Em 1947, a empresa então chamada S.A. Indústria e Comércio Concórdia foi batizada com o nome de SADIA. Até meados da década de 1960, uma diversificada linha de produtos composta por salsichas, hambúrgueres, almôndegas, quibes, pôde ser produzida em São Paulo, propiciando assim o ingresso no segmento de alimentos semi-prontos congelados.

A década de 1990 foi o período em que ocorreu uma expressiva quantidade de novos lançamentos, a maioria deles nas categorias dos alimentos semi-prontos, prontos congelados e de conveniência, além de uma diversidade jamais antes realizada, com produtos à base de peixe, vegetais, massas e doces. Como parte de sua internacionalização, entre 1991 e 1992, a empresa implantou filiais comerciais em Tóquio, Milão e Buenos Aires. No mês de setembro de 1993, em parceria com a Granja Tres Arroyos, a SADIA ingressou oficialmente no mercado argentino.

No dia 19 de maio de 2009, quando a empresa enfrentava graves problemas financeiros devido às perdas com derivativos, foi anunciada a fusão entre a SADIA e a Perdigão, formando assim a Brasil Foods (atual BRF), uma empresa com receita anual gigantesca e portfólio de mais de 3.000 produtos, líder nos segmentos de massas congeladas, carnes congeladas, pizzas congeladas, margarinas e carnes industrializadas.