Leite de aveia um ótima alternativa ao leite de vaca

O leite de aveia, além de incrivelmente simples e barato, também traz inúmeros benefícios para a saúde. O leite de aveia pode ser usado no consumo diário, e é um ótima alternativa ao leite de vaca, seja por quem possui intolerância à lactose, ou alergia à soja e certos frutos secos, ou quem segue um regime vegano ou simplesmente pelo seu agradável sabor e cremosidade. Por ser aveia hidratada, batida e coada, o leite de aveia carrega uma boa fração dos benefícios da aveia, podendo ser consumido puro ou no preparo de diversas receitas e vitaminas.

A bebida pode ser comprada em supermercados, lojas de produtos naturais ou preparado em casa de forma fácil e econômica. O leite de aveia industrializado geralmente é enriquecido com cálcio, vitamina D e outros nutrientes.

Embora a aveia seja isenta de glúten, ela pode ser processada em indústrias que usem outros ingredientes e contenham grãos com glúten, ficando, assim, contaminada. Por isso, é importante verificar o rótulo nutricional do produto, que deve indicar que é livre de glúten ou que não contém vestígios do mesmo. Caso não os tenha, também pode ser usado por pessoas com doença celíaca ou sensibilidade ao glúten.

Leia também: Leite de alpiste um sub produto com alto valor nutritivo

Leia também: Leite de amêndoas alternativa para veganos e intolerantes à lactose

Os leites vegetais são opções saudáveis para uma dieta balanceada. Contudo, saiba que eles não substituem o de vaca, o tipo e a quantidade de proteínas são diferentes, e eles também possuem uma série de nutrientes que o leite de vaca não tem. O leite de aveia em especial, embora seja mais calórico do que muitos outros leites à base de plantas (43Kcal a cada 100 gramas), também tem um teor um pouco maior de proteínas (0,3 gramas a cada 100 gramas da bebida).

Rica em fibras alimentares, a bebida ainda possui em sua composição nutricional vitaminas A e E, vitaminas do complexo B, além de minerais como cálcio, cobre, zinco, potássio, manganês, magnésio e ferro, sendo uma opção muito indicada para quem possui baixo teor de ferro no sangue, como pessoas que sofrem de anemia ferropriva.

Benefícios do leite de aveia

– Possui alto teor de cálcio: Por incrível que pareça, o leite de aveia é tão rico em cálcio, ou mais, que o próprio leite de vaca. O leite de aveia chega a possuir 36% da ingestão diária recomendada do mineral, contra 28% do leite obtido através da vaca.

– Fonte de antioxidantes: Outro dos benefícios do leite de aveia é que ele é composto por um grupo de antioxidantes chamados de fitoquímicos. Eles são conhecidos por auxiliarem na proteção do organismo em relação a problemas como derrame, doença no coração e algumas formas de câncer.

– Auxilia na perda de peso: Há benefícios do leite de aveia também para quem deseja emagrecer ou manter a boa forma. Isso porque ele é fonte de fibras alimentares, um grupo de substâncias que promovem a sensação de saciedade no organismo.

Com isso, o apetite diminui e fica mais fácil controlar a quantidade de calorias consumidas no dia, o que favorece a perda de peso. Além disso, a bebida possui quantidades baixas de gorduras, açúcar e calorias. Entretanto, é importante dar preferência às versões caseiras e naturais do leite, pois as industrializadas podem apresentar teores altos de açúcar.

– Promove a saúde do coração: Por não possuir colesterol em sua composição, há benefícios do leite de aveia que contribuem com a diminuição dos níveis do colesterol ruim (também conhecido pela sigla LDL). Tal efeito promove a redução nos riscos de desenvolvimento de doença no coração.

Além disso, o excesso de colesterol no sangue também está ligado ao aumento do risco de acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão e alguns tipos de câncer.

– Ajuda na saúde do sistema digestivo: Como já mencionamos acima, a bebida é fonte de fibras alimentares. E suas fibras são tanto do tipo solúveis quanto da categoria das insolúveis, ambas trabalham juntas na promoção de um sistema digestivo saudável e colaboram com a prevenção da prisão de ventre.

– Colabora com a qualidade do sono: O leite de aveia também é conhecido como um remédio natural que auxilia a combater a insônia, melhorando assim a qualidade do sono. Isso devido à presença de melatonina

– Auxilia o controle da diabetes: O leite de aveia oferece carboidratos de absorção lenta, o que permite regular o açúcar no sangue.

Como preparar o leite de aveia caseiro

Produzir seu leite de aveia caseiro é extremamente simples, além de barato, sendo necessário apenas duas xícaras de aveia em flocos e três xícaras de água.

Colocar a aveia na água e deixar de molho por uma hora. Após essa hora, colocar tudo no liquidificador e bater bem. Em seguida, coar e consumir de imediato ou colocar na geladeira por até três dias.

O leite de aveia pode ficar um pouquinho gosmento porque o amido do cereal passa para a água, porém, o problema pode ser resolvido ao adicionar mais água ou mexer o leite depois que ele ficou bastante tempo descansando.