Leite de amêndoas alternativa para veganos e intolerantes à lactose

O leite de amêndoas é uma bebida vegetal, preparada a partir da mistura de amêndoas e água como ingredientes principais, uma ótima alternativa para os veganos e intolerantes à lactose, além de ser mais saudável, leve e muito gostoso, com sabor de nozes. Pode ser consumido com granola ou cereais, no preparo de panquecas e até para acompanhar o café. Também pode ser usado para preparar batidos de frutas e para preparar biscoitos e bolos por exemplo.

O leite de amêndoas conta com boas quantidades de vitaminas C, E, vitaminas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina e ácido fólico), minerais como cálcio, ferro, sódio, potássio, magnésio, zinco, cobre e fósforo.  Ele ainda é rico em gorduras insaturadas, conhecidas como gorduras boas, e conta com boas quantidades de fibras alimentares. O leite de amêndoas não possui glúten, lactose, nem colesterol, além disso, tem carboidratos, mas que são de baixo índice glicêmico.

Leia também: Leite de alpiste um sub produto com alto valor nutritivo

Leia também: A diferença entre gorduras saturadas e insaturadas

Como inserir o leite de amêndoas na alimentação?

Para quem pretende substituir o leite animal pelo de amêndoa, há alguns cuidados a serem tomados. Ao contrário do leite de vaca, por exemplo, o leite de amêndoa fornece pouca proteína (apenas 0,64 gramas a cada 100 gramas do alimento), por isso pode não ser a melhor opção para crianças em crescimento ou para quem quer aumentar a massa muscular.

Outro ponto importante é a expectativa do suporte de cálcio no consumo de leite de amêndoas caseiro, já que a quantidade desse mineral no alimento é baixa em relação ao leite de vaca, sendo essencial a suplementação do mineral. Em relação a grande maioria dos leites de amêndoas industrializados, eles já contém esta suplementação necessária de cálcio. Porém é importante dizer que estes podem conter adição de açúcares, e, se sua intenção for a perda de peso, o leite de amêndoas caseiro pode ser uma melhor opção.

Quando for trocar um pelo outro, é fundamental consultar um profissional da área de nutrição, para uma dieta balanceada e sem grandes perdas de nutrientes.

Benefícios do leite de amêndoas

– Auxilia a perda de peso: Seu baixo conteúdo calórico, ao contrário de leites de origem animal, e a boa quantidade de fibras alimentares, o torna ideal para todas as pessoas que tem o objetivo de perder peso. Simplesmente substituir o leite de vaca pelo leite de amêndoas na dieta pode ter resultados muito eficazes na redução de peso.

– Auxilia a digestão: O leite de amêndoas é de fácil digestão e, ainda, favorece a absorção de açúcares e gorduras dos intestinos. Outra característica do alimento que ajuda neste sentido é sua boa quantidade de fibras, que protege a parede dos intestinos. Em numerosos casos, as pessoas que sofrem de gastrite ou problemas gastrointestinais mudam sua dieta e adicionam o leite de amêndoas para regular, de maneira mais eficiente, as funções intestinais.

– Melhora o sistema imunológico: O sistema imunológico protege nosso organismo contra germes e microrganismos prejudiciais para o corpo. Uma pessoa com um sistema imunitário deficiente é suscetível a problemas de saúde e doenças. Alguns dos nutrientes contidos no leite de amêndoa pode ajudar a manter linha principal da defesa do corpo e mantê-lo forte e saudável.

– Ajuda controlar os níveis de açúcar no sangue: Por ser uma bebida com baixo nível de carboidratos, é uma escolha perfeita para pessoas com uma dietas de carboidratos restritos (“low-carb”). Também é uma ótima opção para pessoas que precisam manter um controle sobre os seus níveis de açúcar no sangue, e assim, picos de insulina, o hormônio que leva o açúcar para as células do corpo, já que estes carboidratos são de baixo índice glicêmico.

– Possui ação antioxidante: Em sua composição nutricional podemos encontra vários componentes que possuem ação antioxidante, como é o caso das vitaminas C e E, além de minerais como cobre e zinco. Antioxidantes protegem a membrana celular e retardar o envelhecimento precoce, além de participar da formação de novas hemácias.

– Promove a saúde da pele e cabelos: A vitamina B2 e E, presentes no leite de amêndoa, ajudam a fortalecer os cabelos e promovem a hidratação da pele.

– Melhora a saúde cardiovascular: Consumir leite de amêndoas ajuda as pessoas com níveis altos de colesterol e triglicerídeos. O leite de amêndoas contém gorduras saudáveis, entre elas o ômega 3, sendo assim, ele melhora os níveis de colesterol bom (HDL) e reduz os níveis de colesterol mau (LDL), melhorando a saúde do sistema cardiovascular.

Outro benefício do ômega 3 na dieta é a melhora da função cognitiva.

Como preparar o leite de amêndoas caseiro

O processo é muito simples e a receita requer apenas dois ingredientes: uma xícara de amêndoas (cruas e sem sal) e duas xícaras e meia de água filtrada.

Primeiramente deixe as amêndoas de molho em água por aproximadamente 12 horas, se preferir deixe de um dia para o outro. Após esse período, descarte a água e seque as amêndoas com um pano limpo. Coloque as amêndoas hidratadas no liquidificador com a medida de água e bata por três minutos. Depois, com o auxílio de um voal ou pano de prato limpo, coe o leite e descarte a ‘massa de amêndoas’ que sobrou.

Caso queira um leite mais espesso a quantidade de água pode ser reduzida.