Jaden Smith abre restaurante gratuito para moradores de rua

Depois de abrir um food truck com o objetivo de dar comida a pessoas carentes, Jaden Smith quer ir além, o ator, rapper e ativista de 22 anos, abre restaurante, vegano, por sinal, que distribui alimento gratuito para moradores de rua.

O I Love You Restaurant, nome dado ao food truck, inaugurado em 2019, e que agora terá um local fixo. Desde quando completou 21 anos, o músico iniciou o projeto de comida vegana em Skid Row, Los Angeles, o centro da crescente crise dos sem-teto.

A ideia do filho do ator Will Smith com a atriz Jada Pinkett Smith é que clientes que não vivem nas ruas paguem um pouco mais caro para que as refeições gratuitas possam ser oferecidas a quem precisa. “É para que as pessoas que não tem uma casa possam comer de graça. Mas se você não é uma pessoa em situação de rua, você não só tem que pagar, como tem que pagar mais do que o preço da comida para que a pessoa atrás de você também possa comer”, contou, em entrevista à Variety

Leia também: A diferença entre ser vegetariano e vegano

Leia também: Descubra as tendências na gastronomia em 2021

O fato das comidas serem todas veganas, ou seja, sem origem animal, também chamou muito a atenção. Ele ainda anunciou que esse é apenas o começo do projeto, que pretende ter outros restaurantes espalhados pelo mundo.

Water Box

Esse não é o único projeto liderado por Jaden, engajado socialmente desde muito cedo, hoje, com 22 anos de idade, está envolvido em outros projetos para ajudar quem mais precisa. Um deles é o Water Box, um projeto que tem como finalidade oferecer água potável para comunidades carentes. Um sistema móvel capaz de usar métodos seguros para filtrar dez litros de água por minuto.

A crise hídrica de Flint (Michigan, EUA) começou em abril de 2014, quando a cidade temporariamente deixou de captar água do Rio Huron e passou a fazer essa captação do Rio Flint, para economizar dinheiro; mas essa água não era tratada de forma adequada, contaminando a água com chumbo.

Os residentes de Flint passaram a receber água engarrafada gratuitamente para que pudessem fazer tudo: desde beber e cozinhar, até tomar banho e usar a descarga. Mas, em abril de 2018, a distribuição de garrafas foi cortada pela gestão local. Levando todo esse cenário em consideração, Jaden e Drew FitzGerald fundaram a 501cTHREE, uma organização sem fins lucrativos que tem o objetivo de resolver problemas relacionados a água, comida, abrigo e energia através de design e engenharia inteligentes. 

A primeira Water Box foi lançada em março de 2019. Nos meses seguintes, o dispositivo filtrou 8.500 galões de água, ou o suficiente para substituir mais de 68 mil garrafas plásticas de água (imagine só o impacto ambiental disso tudo).

O projeto foi um dos 22 vencedores do Prêmio Innovation By Design, da Fast Company, na categoria Social Good.

Fontes: Hypeness e Inova Social