Jabuticaba uma fruta genuinamente brasileira

A jabuticaba é uma fruta genuinamente brasileira que tem a característica incomum de brotar no caule da sua árvore, a jabuticabeira, e não nas suas flores, como geralmente acontece, dando à sua árvore uma beleza ímpar. Não apenas o fruto, que é muito consumido ‘in natura’, usado para fazer geleia, licor e até vinho, mas suas folhas também possuem diversas propriedades medicinais.

A jabuticaba é uma fruta com baixo teor de gordura, poucas calorias (45 Kcal a cada 100 gramas) e pouca quantidade de carboidratos. Fonte de vitamina C, E e vitaminas do complexo B como: tiamina, niacina, riboflavina e ácido fólico. Também possui em sua composição minerais como cálcio, potássio, magnésio, ferro, fósforo, cobre, manganês e zinco.

Além de vitaminas e minerais, a jabuticaba também é uma boa fonte de vários aminoácidos e ácidos graxos. Um grande diferencial são as propriedades da sua casca, onde encontram-se um elevada concentração de fibras e compostos fenólicos (antocianinas) que possuem potentes propriedades antioxidantes e são responsáveis pela coloração da fruta.

Leia também: O papel dos antioxidantes em nosso organismo

Leia também: Os muitos benefícios da melancia

Benefícios da polpa jabuticaba

– Combate a anemia: O ferro contido na sua polpa pode combater a anemia.

– Promove a melhora do metabolismo, diminui o estresse e aumenta a imunidade: O fósforo, juntamente com outros minerais, pode auxiliar no melhor desempenho do metabolismo de energia no nosso corpo e também ajuda a combater o estresse e a aumentar a imunidade do organismo.

– Combate infecções em geral: A vitamina C é conhecida como uma aliada do nosso corpo no combate à gripe, também pode ajudar em infecções no geral, e ainda auxiliar em casos de alergia, asma, glaucoma, varizes, hipertensão arterial, anemia, fadiga crônica, entre outras.

– Melhora a saúde dos ossos e dentes: Como a polpa desta fruta possui altos níveis de minerais como o cálcio, potássio e magnésio, os benefícios da jabuticaba podem se estender aos nossos ossos e dentes, pois estes minerais ajudam a fortalecê-los, prevenindo de doenças mais graves, como a osteoporose.

– Auxilia na saúde e formação do feto: Por possuir ácido fólico e ferro, esta fruta também pode ser muito recomendada à mulheres grávidas, pois pode auxiliar no crescimento e desenvolvimento do feto.

Benefícios da casca de jabuticaba

Geralmente não consumida junto com a fruta ‘in natura’, a casca da jabuticaba (usada com a polpa em geleias, mousse, suco, licor, vinho, etc) tem propriedades benéficas consideráveis, conheça algumas delas:

– Ajuda nos treinos e atividades físicas: Melhora a resistência física, incluindo a disposição energética e elasticidade muscular, contribuindo para melhor eficiência na prática de exercícios físicos.

– Auxilia na redução da produção de histamina: Desta maneira, ela pode ajudar a aumentar a resistência do corpo, diminuir o colesterol ruim e combater os radicais livres.

– Previne AVCs: A casca da jabuticaba ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos, prevenindo doenças relacionadas a eles, como varizes e AVCs (acidente vascular cerebral).

– Melhora a memória: Auxilia na melhora da memória, pois protegem células do cérebro, sendo muito recomendadas para pessoas com idade mais avançada.

– Ajuda na saúde da pele: Ajuda na recuperação da elasticidade e firmeza da pele, sendo uma boa combatente de rugas, e até mesmo podem ajudar na queda de cabelos.

– Propriedades anti cancerígenas: As antocianinas, que atuam como potentes antioxidantes, também possuem propriedades anti-inflamatórias, com propriedades anticancerígenas. Estes antioxidantes ajudam na luta contra os radicais livres que são responsáveis ​​por causar danos às células e mutações do DNA.

– Controla a diabetes: a casca de jabuticaba é eficaz na redução dos níveis de glicose no sangue, estabilizando a taxa de açúcar no sangue e, portanto, seu consumo regular pode ser útil na prevenção de diabetes tipo 2.

Benefícios do chá das folhas de jabuticabeira

A jabuticabeira conta também com importantes propriedades medicinais em suas folhas, por isso o chá delas também é uma forma de usufruir dos seus benefícios, vamos listar os mais significativos:

– Auxiliar no tratamento de inflamações da garganta: Muito usado na medicina popular para auxiliar o tratamento da inflamação na garganta. Há muito tempo se faz uso do chá das folhas em gargarejos de duas a três vezes ao dia para diminuir a inflamação.

– Auxiliar na saúde bucal: As folhas tem um efeito antimicrobiano, sendo assim o bochecho com o chá ajuda a manter as gengivas e mucosas bucais saudáveis.

– Previne alergias: Reduz a produção de histamina (amina biogênica vasodilatadora envolvida em processos bioquímicos de respostas imunológicas), o que auxilia na diminuição de crises de alergia.

– Auxilia a saúde do sistema respiratório: Ajuda no tratamento da asma e outros problemas do sistema respiratório como um todo.

– Ajuda na digestão: A considerável quantidade de fibras contidas no chá das folhas da jabuticabeira auxiliam no bom funcionamento do intestino.