Goiaba extremamente versátil e repleta de nutrientes

A goiaba é uma fruta extremamente versátil e repleta de nutrientes, originária da América Central e América do Sul, muito apreciada no Brasil e no mundo. Além do consumo ‘in natura’, a goiaba proporciona um suco delicioso e tem a versatilidade de ser a base de geleias, compotas, sorvetes, doce para comer de colher, goiabada, goiabada cascão e o famoso ‘Romeu e Julieta’ (goiabada com queijo frescal). Sem contar que suas folhas possuem poderosas propriedades medicinais.

Existem vários de goiaba, mas de 100 espécies, porém no Brasil as mais conhecidas são a vermelha e a branca.

Além da goiaba possuir poucas calorias (a cada 100 gramas da fruta apenas 54Kcal) e grande quantidade de fibras (cerca de 5 gramas a cada 100 gramas), ela é extremamente rica em vitamina C (80mg da vitamina a cada 100 gramas da fruta), quase o dobro da recomendação diária pela legislação brasileira. O potássio também se destaca, pode chegar a mais de 400 mg em 100 gramas da fruta, até mais do que a banana, que é famosa por este benefício.

Leia também: Diabetes Parte 1 – tipos, sintomas e tratamentos

Leia também: Vitamina C vital para o organismo

A fruta contém ainda, fósforo, potássio, cálcio, ferro, vitamina A, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, que são extremamente benéficos contra os efeitos dos radicais livres. Outra vantagem é que a goiaba não possui colesterol ou sódio em sua composição.

Benefícios da goiaba

– Auxilia na perda de peso: A fruta contém uma grande quantidade de fibras, como dito antes, o que ajuda a aumentar a saciedade, diminuir o consumo de calorias, retarda a absorção de carboidratos, evitando picos de glicemia, que favorecem o acúmulo de gordura, além de prevenir a constipação.

– Ajuda a controlar a diabetes: O baixo índice glicêmico da goiaba, juntamente com o fato de possuir boa quantidades de fibras, auxiliam a evitar picos de glicose e ajudam a controlar a insulina no sangue.

– Favorece o desenvolvimento fetal: Para mulheres grávidas, o ácido fólico é essencial para a formação do sistema nervoso do feto. A goiaba é também fonte de folato, por isso pode ser consumida durante a gravidez para ajudar as mães a atingirem os níveis adequados desse nutriente e garantir o desenvolvimento dos bebês .

– Melhora o sistema imunológico: A incrível quantidade de vitamina C fornecida pela goiaba, cerca de quatro vezes mais que a laranja, ajuda a reforçar o sistema imune, garantindo a proteção contra infecções, gripes e resfriados.

– Ajuda a prevenir o câncer: Vitamina C, licopeno, quercetina e polifenóis. Todos esses compostos presentes na goiaba são potentes antioxidantes e fazem com que a fruta seja um poderoso alimento na prevenção de diversos tipos de câncer, entre eles o de próstata, de mama, de pele, de cólon e pulmonar. Além disso, estudos utilizando extrato da fruta já comprovaram em laboratório atividade antitumoral.

– Auxilia na saúde da pele: Várias substâncias presentes na goiaba ajudam na manutenção da saúde e prevenção do envelhecimento da pele. Vitaminas A e C, licopeno, caroteno e outros antioxidantes, protegem contra os danos de radicais livres que levam ao envelhecimento precoce, formação de rugas linhas e marcas de expressão, e auxiliam na renovação celular.

– Proporciona melhor saúde vascular: A goiaba é rica em potássio, um importante nutriente para a saúde do coração e vasos sanguíneos. Ela ajuda na melhora o balanço entre sódio e potássio no organismo, ajuda a reduzir a pressão arterial em pacientes hipertensos, a reduzir triglicérides e colesterol ruim (LDL), a aumentar o colesterol bom (HDL) e com isso prevenir uma série de doenças cardiovasculares em que esses podem ser fatores de risco.

– Previne a constipação intestinal: A goiaba é extremamente rica em fibras alimentares. Uma unidade pode fornecer cerca de 12% das suas necessidades diárias de fibras. As fibras garantem um bom trânsito intestinal pois retém água no interior do intestino, aumentam o bolo fecal e estimulam a eliminação mais rápida das fezes.

– Melhora a saúde dos olhos: Apesar de não ser uma fonte tão boa quanto as cenouras, a goiaba é muito rica em vitamina A, em 100g encontramos cerca de 20% das recomendações diárias. A vitamina A é extremamente importante para a saúde visual, ela previne a degeneração macular, o desenvolvimento de cataratas e de cegueira noturna.

– Melhora o humor e o estresse: Devido a presença de magnésio, a goiaba ajuda a melhorar o humor e reduzir os níveis de estresse.

As folhas da goiabeira

Como falamos no início desse artigo, o chá das folhas da goiabeira possuem inúmeras propriedade medicinais, que amenizam ou até sanam alguns problemas de saúde, seguem abaixo as indicações mais populares.

– Diarreia: O chá das folhas da goiabeira, principalmente os brotos, são ricos em taninos, uma classe de substâncias químicas com ação adstringente. Além dessa atuação adstringente, o chá também auxilia no combate de possíveis infecções intestinais, devido a sua ação anti-inflamatória.

– Outros problemas estomacais: Alguns estudos indicam que a bebida também pode ser eficaz para combater úlcera e gastrite.

– Cicatrização de feridas: Fazer banhos ou compressas em feridas com o chá de folhas de goiaba contribui na cicatrização, além de possuir ação antisséptica.

– Infecções na boca e garganta: Existindo alguma infecção ou ferida nessas regiões, o bochecho com o chá irá ajudar muito.