Gabiroba muitos benefícios para à saúde

A gabiroba, também conhecida como guabiroba ou guabiroba-do-campo, pertence à família Myrtaceae, a mesma da goiaba, que inclui 130 gêneros e cerca de 4000 espécies, é uma fruta com sabor doce e suave, e possui muitos benefícios para à saúde. Sua árvore, possui flores brancas em abundância na época da floração, por isso também é utilizada como árvore ornamental. Recomenda-se seu uso para arborização urbana, pois é uma árvore muito resistente à poluição. Pode ser utilizada também para reflorestamento de áreas degradadas.

Além da polpa da fruta, suas folhas e a casca de sua árvore são muito usadas na medicina popular, veremos estes benefícios mais adiante. Ela é encontrada principalmente na Bolívia e no Brasil (Goiás e Mato Grosso do Sul). A gabiroba pode ser consumida ‘in natura’ ou como ingrediente na preparação de sucos, vitaminas, sorvetes e outras sobremesas.

A gabiroba é rica em fibras alimentares e tem poucas calorias (possui 47,36kcal a cada 100 gramas), rica em compostos fenólicos, a fruta possui uma elevada capacidade antioxidante. Possui, em sua composição nutricional, uma quantidade considerável de vitamina C, E e também vitamina B3 (niacina), além de minerais como o ferro e cálcio.

Leia também: Ferro de suma importância para atletas

Leia também: Vitamina C vital para o organismo

O ferro e a vitamina C da gabiroba

A interação de certos alimentos pode promover uma maior biodisponibilidade no organismo, isto é, uma melhor absorção dos nutrientes disponíveis nos ingredientes. Sendo assim a vitamina C, contida na composição nutricional da gabiroba, contribui para absorção do ferro, mineral também presente na fruta, e são muitos os benefícios para o organismo vindos dessa união.

A deficiência de ferro no organismo pode causar diversos problemas, como a anemia ferropriva. Outros sintomas da falta de ferro no organismo são a fadiga generalizada, anorexia, palidez de pele e mucosas, menor disposição para o trabalho, dificuldade de aprendizagem e apatia nas crianças.

Benefícios da gabiroba

– Possui ação antioxidante: Como já dissemos a gabiroba possui elevada ação antioxidante, com isso, reduz o processo oxidativo nas células, ou seja, sua degradação, e previne doenças como diabetes, hipertensão, Mal de Alzheimer, câncer, Parkinson, entre outras doenças degenerativas.

– Evita a anemia ferropriva: A deficiência de ferro no organismo, como dito acima, pode causar hipóxia celular (falta de oxigênio nas células), característica da anemia ferropriva. Sendo a gabiroba rica em ferro e vitamina C, que como explicamos, ajuda na absorção do mineral, dessa forma a fruta ajuda na prevenção desse tipo de anemia.

– Combate infecções do trato urinário: O chá de guabiroba é muito utilizado para combater infecções urinárias e na bexiga, como, por exemplo, cistite e uretrite. E é feito na proporção de 30 gramas de folhas e cascas da fruta para cada 500 ml de água. Deve-se colocar a água para ferver, desligar o fogo e adicionar as folhas e cascas da fruta, abafando a panela por cerca de 10 minutos.

– Possui propriedades adstringentes: A casca da árvore possui propriedades adstringentes, sendo usadas, através do chá, para tratar casos de diarreia, disenteria, câimbras e problemas urinários.

– Pode ser usada como relaxante muscular: A infusão das folhas de gabiroba é usada, através de banhos de imersão, como um excelente relaxante muscular, ajudando a aliviar dores no corpo.

– Ajuda na formação dos ossos: A fruta é rica em cálcio, que é um mineral fundamental para uma perfeita nutrição, sobretudo na infância e adolescência. Fortalece a estrutura óssea, evitando, no futuro, doenças como a osteoporose

– Reduz a pressão sanguínea: Outro importante benefício do consumo da fruta é a sua ação hipotensiva. De acordo com um estudo realizado no Rio Grande do Sul, o extrato da fruta possui compostos fenólicos e flavonoides, que ajudam a diminuir a pressão sanguínea.

– Melhora a saúde sanguínea: A gabiroba possui substâncias que diminuem a formação de placas nas correntes venais e arteriais, favorecendo a circulação sanguínea. Tudo isso promove uma melhora na saúde do sangue e, consequentemente, protege o coração, que passa a bombear melhor.

– Previne trombose: Outro benefício vascular da gabiroba é que ela possui ação antitrombótica. Esse efeito também é chamado de fibrinolítico, que é como são chamados os remédios usados para prevenir e desmanchar trombos sanguíneos.

– Ajuda no controle do colesterol: Além de diminuir o nível de glicose no sangue, também diminui o grau de triglicerídeos, controlando o colesterol.