Frutas Vermelhas um super alimento

O grupo das frutas vermelhas, conhecidas mundialmente como ‘red berries’, é uma excelente opção para as pessoas que buscam manter uma alimentação equilibrada e nutritiva. Morango, cereja, amora, framboesa, mirtilo, entre tantas outras, possuem benefícios que vão desde o fortalecimento do organismo, prevenindo doenças, até aliviar os sintomas da menopausa. São tantas vantagens que as Frutas Vermelhas podem ser consideradas um super alimento.

Embora sejam chamadas de “frutas vermelhas”, as cascas podem variar a coloração desde o vermelho bem vivo até o arroxeado escuro. Mas, não é só a aparência que chama a atenção desses alimentos, seus sabores peculiares, levemente azedas e ácidas, elas combinam praticamente com tudo, principalmente receitas doces. Em relação aos componentes nutricionais, todas são fontes de vitaminas e minerais essenciais para o bom funcionamento do nosso organismo. 

Também se caracterizam pela baixa quantidade de calorias, elevado teor de água e bom teor de fibras. Dentre as fibras presentes nas frutas vermelhas podemos destacar as pectinas, que tem o poder de regular o peristaltismo intestinal, auxiliando os músculos digestivos a trabalharem melhor e maximizando a absorção de vitaminas hidrossolúveis pelo nosso organismo. Entre essas vitaminas estão as C, B1, B2, B6 e B12.

Como se não bastassem todos os benefícios que essas frutas trazem para a nossa saúde, também existem os benefícios estéticos, as frutas vermelhas nos proporcionam energia, brilho e maciez aos nossos cabelos, contribuem no rejuvenescimento da pele e também no fortalecimento das unhas.

Leia também: Morango a ‘cereja do bolo’

Leia também: Açaí uma fruta genuinamente brasileira

Conheça as principais frutas que fazem parte desse grupo

– Morango: A mais famosa e consumida fruta vermelha de todas, o morango é uma fonte riquíssima de vitamina C. Por isso, ela possui grande concentração de agentes antioxidantes, que fortalecem o organismo e ajudam a proteger o corpo de doenças. O morango também se destaca por ser um diurético natural perfeito para desinchar o corpo e perder medidas. Dê sempre preferência aos morangos orgânicos, pois, segundo pesquisas, ele costuma ser um dos alimentos mais atingidos por agrotóxicos em suas produções.

– Cereja: Ela também é uma poderosa fruta vermelha para a nossa alimentação. Com poucas calorias, o seu consumo está associado às questões estéticas (favorece a pele, o cabelo e as unhas), além de ajudar a fortalecer a saúde do coração, melhorando a circulação sanguínea no organismo.

– Amora: Essa pequena ‘red berry’ está relacionada ao combate do câncer, isso se deve à boa concentração de ácido elágico, substância capaz de inibir tumores no organismo. Outros dois bons nutrientes presentes na amora são a vitamina E, que ajuda a evitar o envelhecimento precoce da pele, além de fibras alimentares, que ajudam a regular a flora intestinal.

– Framboesa: Muito parecida com a amora, a framboesa também tem o ácido elágico em sua composição, possui um elevado teor de água, que ajuda a hidratar o organismo e também ótima quantidade de fibras alimentares.

– Mirtilo: Também é conhecida como ‘blue berry’, pela sua coloração mais escura, quase que azulada. E, é exatamente por causa disso que ela se destaca nutricionalmente: a luteína, um agente antioxidante natural e poderoso encontrado em alimentos dessa cor, ajuda o nosso sistema imunológico a defender o corpo da ação dos radicais livres no organismo, prevenindo, por exemplo, gripes, febres e outras enfermidades.

– Goji Berry: Muito usada em dietas de emagrecimento e perda de peso, essa fruta é repleta de nutrientes, principalmente vitaminas que fortalecem o organismo e dão ânimo e energia ao corpo. Dentre essas vitaminas, destacam-se o complexos C , B1, B2, B3 e B6. Ela também possui boas quantidades de proteínas e aminoácidos que ajudam a desenvolver os músculos.

– Groselha: Bastante ácida, essa fruta também é muito utilizada para composição de xaropes. Em relação aos seus benefícios nutricionais, ela é um fonte incrível de potássio, mineral responsável pela a entrada e saída de água, regulando as funções dos rins.

– Cranberry: Muito confundida com a cereja, a sua principal função nutricional em nosso organismo é ajudar a evitar infecções urinárias. Isso se deve à grande presença da substância proantocianidina na fruta, além disso é também uma boa fonte de vitaminas.

– Jabuticaba: Essa fruta brasileira, originária da Amazônia, além de saborosa, a jabuticaba é uma fonte incrível de vitaminas e minerais para o nosso corpo. Por causa da presença de ferro o seu consumo está relacionado ao combate e prevenção da anemia.

– Açaí: Também originaria da região norte do país, o açaí é uma repositor natural de energia para o nosso corpo. É outra fruta com uma extensa lista de benefícios, entre eles, previne o envelhecimento, fortalece o sistema imunológico, beneficia o sistema cardiovascular, e, por ser um fruto rico em fibras, o açaí é capaz de melhorar o funcionamento do intestino, auxiliando também no processo de desintoxicação.

– Outras frutas vermelhas: Ainda existem outras frutas que, embora muitas pessoas não as reconheçam como sendo, elas também fazem parte desse grupo, como a maçã, melancia, uva, ameixa, romã, acerola e até a goiaba. Elas também são fontes naturais de vitaminas, minerais, fibras e possuem grandes concentrações de água e baixas quantidades de calorias.