Folhas de louro usadas na gastronomia e de forma medicinal

As folhas de louro são muito usadas na gastronomia por seu sabor e aroma característico, porém, também podem ser utilizadas de forma medicinal no tratamento de diversas enfermidades, pelas suas qualidades antibacterianas, antifúngicas, anti-inflamatórias, diuréticas e adstringentes. É um tempero importante, e por vezes indispensável, em inúmeros pratos de diversos países.

Utilizadas em forma fresca, seca, em pó e até em forma de óleo (este para uso medicinais e na indústria cosmética através do mirceno, que é um componente dos óleos essenciais extraídos das folhas de louro, usado na indústria cosmética para produção de várias fragrâncias). Além disso o chá das folhas de louro é muito conhecido na medicina popular para tratar vários problemas de saúde.

Esta erva foi amplamente usada pelos gregos e romanos, que acreditavam que ela simboliza sabedoria, paz e proteção. Uma coroa de folhas de louro,  era uma distinção concedida a um general vitorioso que entrava na Antiga Roma em triunfo apoteótico.  Na Grécia Antiga, em vez de receberem as atuais medalhas de ouro, prata e bronze, os atletas eram premiados com as coroas de louro. Na mitologia grega, este era um dos símbolos usados pelo deus Apolo, protetor dos atletas e dos jovens guerreiros.

A coroa de louros, ou láurea, então, passou a simbolizar a vitória, sobretudo nos Jogos Olímpicos. Também é um dos símbolos da Academia Brasileira de Letras.

Leia também: Cúrcuma usada na culinária e na medicina alternativa

Leia também: Anis estrelado repleto de qualidades

A folha de louro vem do loureiro, uma árvore que atinge até dez metros de altura e é conhecida cientificamente como Laurus nobilis, podem ser colhidas e utilizadas durante todo o ano. Seus frutos, entretanto, semelhantes a pequenas azeitonas escuras, são colhidos apenas durante dois meses do ano.

Elas possuem um grande valor nutricional, são extremamente ricas em vitaminas A, D e outras do complexo B, bem como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, magnésio e zinco. Também contêm fitoquímicos essenciais e óleos voláteis.

Benefícios das folhas de louro

– Trata a diabetes: Folhas de louro podem ser eficazes no tratamento de diabetes tipo 2, pois provocam a redução da glicose no sangue, o colesterol e os níveis de triglicéridos. Isso vai causar uma queda nos níveis de açúcar no corpo, bem como contribuir para o funcionamento do seu coração. Isso ocorre porque os antioxidantes da folha de louro permitem que o corpo processe a insulina de forma mais eficiente, tornando-se, assim, uma boa escolha para diabéticos e pessoas com resistência à insulina.

– Auxilia a digestão: As folhas de louro são boas para promover a digestão e podem tratar distúrbios digestivos como azia e flatulência. Beber o chá de folha de louro pode aliviar distúrbios digestivos comuns, como constipação, refluxo ácido e movimentos intestinais irregulares. Elas também contêm enzimas que permitem a degradação de proteínas, tornando-se assim um excelente tempero para dietas não vegetarianas.

– Promove a saúde cardiovascular: Os fitonutrientes poderosos da folha de louro fornecem proteção contra doenças cardiovasculares tais como ataques cardíacos e derrames. Elas contêm compostos valiosos, como a rutina, salicilatos, ácido cafeico e fitonutrientes que impulsionam a saúde do coração e melhoram a função cardíaca.

– Ajuda no tratamento de infecções e febre: Folhas de louro são eficazes na luta contra os sintomas de resfriado, gripe e infecções. O chá de folhas de louro é eficaz na redução da febre.

– Combate o câncer: A folha de louro contém ácido cafeico, quercetina, catequina e euganol, os quais possuem propriedades de químio-protetoras, que proporcionam resistência contra diferentes tipos de câncer. Elas contêm também um fitonutriente chamado partenólido, que tem mostrado conter especificamente a proliferação de células de câncer cervical.

– Trata problemas menstruais: As folhas de louro, quando tomadas por via oral, podem induzir a menstruação regular e normal. Eles também têm a propriedade de curar corrimento vaginal.

– Auxilia no tratamento de problemas renais: O chá das folhas ajuda no tratamento de infecções nos rins e até mesmo pedras nos rins. 

– Combate a insônia: Consumir chá de folhas de louro na hora de dormir ajuda a induzir o sono adequado e de mais qualidade, proporcionando um descanso adequado.

– Alivia dores: O óleo extraído da folha de louro, bem como o emplastro das folhas frescas, tem propriedades anti-inflamatórias que podem aliviar a dor resultante de entorses, distensões, artrite, reumatismo, bem como dores gerais. Massagear seus templos com óleo de folha de louro ajuda a aliviar enxaquecas e dores de cabeça. Ele também estimula a circulação e promove uma sensação de bem-estar.

Massagear as têmporas com óleo de folha de louro ajuda a aliviar enxaquecas e dores de cabeça. Ele também estimula a circulação e promove uma sensação de bem-estar.

Riscos de consumo e efeitos colaterais

O consumo das folhas de louro não é recomendado para mulheres em fase de amamentação ou que encontra-se grávidas, já que pode estimular o aborto. Além disso, quantidades excessivas de louro podem causar sonolência, já que essa planta possui efeito calmante e é capaz de desacelerar o sistema nervoso, além de causar alterações gastrointestinais, cólicas abdominais e dor de cabeça.

Devido à sua capacidade de controlar os níveis de açúcar, o consumo excessivo de louro também pode diminuir muito os níveis de açúcar no sangue, causando hipoglicemia. Por isso, é importante que o consumo das folhas de louro seja feito conforme a orientação do nutricionista, médico ou fitoterapeuta para que seja indicada a quantidade ideal que não resulte em efeitos colaterais.