Dicas para preparar alimentos com segurança na era do coronavírus

Medidas de higiene para evitar a contaminação por coronavírus a partir de embalagens e de alimentos ‘in natura’ não devem deixar de ser necessárias tão cedo. Contudo, as visitas ao supermercado e a hora de cozinhar refeições não precisam ser um pesadelo. Para tornar essa parte do cotidiano mais simples durante a pandemia, o site “Mashable” reuniu dicas e informações úteis para preparar alimentos com segurança na era do novo coronavírus.

Para quem ainda se sente inseguro sobre a qualidade da limpeza e os cuidados de proteção individual que devem ser feitos para se proteger do vírus, essas dicas e truques simples prometem fazer toda a diferença na hora de ir ao mercado e como proceder, em relação aos alimentos, quando chegar em casa.

Como menciona o site britânico, a grande maioria dos especialistas concorda que a probabilidade de pegar Covid-19 a partir do toque em alimentos ou em embalagens é baixa, já que o vírus não sobrevive por muito tempo em superfícies mais porosas. Mesmo assim, manter a rotina de cuidado e de limpeza das compras pode minimizar riscos que, mesmo pequenos, ainda existem.

Leia também: O impacto na alimentação durante a pandemia

Leia também: Agrotóxicos e o impacto na nossa alimentação

Assim, verifique as dicas do “Mashable” para conferir se é necessário se precaver mais ou se você já tem feito tudo como orientam os órgãos oficiais de saúde.

1. Se possível, faça compras fora do horário de pico, como no início ou no meio da manhã durante a semana

Evite aglomerações onde quer que seja! O distanciamento social é comprovadamente uma das formas mais eficazes de evitar o contágio do coronavírus.

2. Use máscaras de pano durante as compras

Além de eficientes como item de proteção individual, máscaras não-descartáveis são de grande importância para evitar danos ao meio ambiente.

3. Siga os protocolos de supermercado, como distanciamento social e uso de álcool gel

Não desrespeite funcionários que pedem o uso de máscaras e insistem no uso de álcool gel para entrar em estabelecimentos comerciais. Eles estão protegendo a todos e apenas exercendo a função que lhes foi delegada.

4. Limpe recipientes não-porosos, como vidro ou latas, com lenços desinfetantes

A camada externa do Covid-19 é lipoproteica e bastante frágil quando atingida por substâncias lipofílicas (com afinidade por gorduras), como detergentes e desinfetantes.

5. Se quiser evitar ir até lojas e supermercados, é válido recorrer a serviços de delivery, sempre mantendo as orientações de higiene

Ao entrar em contato com entregadores, use máscara, limpe a entrega e lave as mãos antes e depois da chegada do pedido.

6. Lave os produtos em água corrente e esfregue bem para remover os pesticidas

Compre frutas e legumes congelados se estiver preocupado com o manuseio durante a colheita e o processo de embalo.

7. Lave bem as mãos após manusear mantimentos

Mesmo após a desinfecção de todos os produtos, lave bem as mãos até a altura dos cotovelos.

Como lavar as mão da maneira correta e eficaz: clique aqui.

8. Limpe as superfícies que tiveram contato com as compras

Se o vírus estiver presente em uma superfície, ele pode ser transferido para outra. Então, também se mantenha atento a isso.

9. Cozinhar alimentos também mata o vírus, caso ele esteja presente

O Covid-19 não sobrevive a altas temperaturas de cozimento. Então, se possível, privilegie fazer pedidos em delivery de alimentos que passem por algum processo de cozimento.

Fonte: Hypeness