Descubra as tendências na gastronomia em 2021

Com toda a turbulência, adaptações e riscos da pandemia a gastronomia mundial passou por mudanças significativas, inclusive os hábitos alimentares mudaram, e continuam mudando. Mas diante deste cenário algumas tendências se destacaram, e é muito importante que você descubra quais são estas tendências na gastronomia em 2021, para com isso, não só pratica-las dentro de casa, buscando o melhor para você e sua família, como para adaptar seu estabelecimento, ficando por dentro de todas as novidades e implementar aquelas que são interessantes, e até vitais, assim, alavancando seu negócio.

As principais tendências gastronômicas selecionadas foram fruto de análise de observações do que vêm acontecendo a nível mundial e a maioria delas ganharam tanto mercado e aceitação que prometem estar presentes mesmo após o término da pandemia.

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Comfort food

A principal tendência da gastronomia para o ano de 2021 é a famosa comfort food, ou seja, a tradicional comida caseira. É possível criar pratos incríveis com sabor caseiro e uma comida com sabores simples, ou não, que podem surpreender, sendo inclusive esse estilo de culinária escolhido por muitos chefs ao redor do globo.

Com a correria do dia a dia, nada melhor do que ir até um restaurante, pedir um belo prato e sentir o gostinho de casa. Lembrar de temperos familiares e encontros em família. Aliás, essa também é uma bela maneira de se destacar nos aplicativos de delivery.

Afinal, se você é um empresário da gastronomia, você pode focar todos os seus esforços de venda nesta modalidade com um cardápio super caseiro, com comida que traz, além de praticidade, aconchego e conforto.

Orgânicos

Muitos restaurantes começaram a oferecer pratos orgânicos, com ingredientes selecionados diretamente da agricultura familiar e produtores locais. Isso é excelente porque garante ingredientes sempre frescos e estimula os negócios locais.

A justificativa é pensar no planeta e ter consciência do processo por trás de ingredientes, que muitas vezes são lotados de produtos químicos e que causam um grande impacto no meio ambiente. Aliás, com tudo que vivemos no último ano, a saúde passou a ser uma questão prioritária para todo mundo.

Além disso, grandes chefs defendem que a qualidade dos produtos orgânicos é superior à dos produtos industrializados. E isso é comum há muitos anos em países já consagrados pela sua culinária, como a Itália e a França, mas agora está tomando conta da gastronomia ao redor do globo.

Restrições alimentares

Mais uma tendência diretamente relacionada à saúde dos consumidores. Com o crescente número de pessoas que se encontram obrigadas a restringir a alimentação, essa ideia pode ser interessante para seu restaurante delivery.

Cada vez mais há restaurantes oferecendo pratos sem glúten, sem lactose, sem açúcar — sem contar os que já nascem com foco somente nesse tipo de alimentação restritiva, mas sempre com muito sabor.

Além disso, também está em alta o debate sobre o veganismo e vegetarianismo, que ganhou muita força por causa tanto da saúde quanto da sustentabilidade do planeta. Assim, os pratos veganos e vegetarianos também são uma ótima opção para o ano de 2021.

Probióticos

Os probióticos são os novos queridinhos da gastronomia e é impossível falar de probiótico sem falar da famosa Kombucha. A bebida é fermentada e não contém álcool e é ótima para quem quer consumir um drink sem ficar alegrinho, além de estar ingerindo saúde pura, com os microorganismos vivos que produzem a gaseificação da bebida.

Esse é mais um tópico de tendência estritamente voltado à questão da saúde.

A alimentação fora de casa está deixando de ter aquele apelo de comida especial para os finais de semana e ganha mercado do cotidiano, do dia a dia. E no dia a dia, essas comidas mais substanciosas perdem para as comidas saudáveis — o que também passa para o cardápio de bebidas.

Ambientes ‘instagramáveis’

Quem não gosta de fotografar aquele local belíssimo e um prato bem apresentado? Cada vez mais a tendência do “intagramável” ganha forças. Especialmente em tempos de isolamento social. Os restaurantes que tiverem cantinhos com frases motivacionais ou decoração inusitada vão ganhar publicidade e o coração dos clientes.

Afinal, a geração millennial está sempre em busca de um post para as redes sociais, então um ótimo investimento são nos espaços (seja dentro ou fora do estabelecimento), decorados especialmente para que eles possam bater fotos e publicar.

E, como já falamos, além de deixar os clientes contentes, esses cantinhos decorados também geram divulgação e publicidade espontâneas para o seu restaurante, o famoso boca a boca. Nesse caso, o post a post.

Bichos de pelúcia

Uma tendência que nasceu por causa da pandemia e dá um charme a mais para o seu restaurante é o bichinho de pelúcia para isolar os lugares que não podem ser ocupados, a fim de respeitar as distâncias e protocolos sanitários. Com a pandemia do coronavírus, a maior preocupação é a saúde, tanto a nossa quanto dos funcionários e dos clientes. Os novos protocolos de segurança exigem que exista um limite de pessoas por mesa e que se garanta um distanciamento.

Uma ideia muito legal e criativa para garantir esse distanciamento, sem colocar fitas adesivas ou retirar algumas cadeiras, é colocar bichos de pelúcia nos assentos.  Caso a pelúcia não combine com o estilo do seu restaurante, outra opção é vaso de planta, manequim caracterizado ou até mesmo mini estatueta. Use e abuse da sua imaginação, afinal colocar um adesivo marcando um X pode até mesmo afastar seus clientes.

Take away

Essa modalidade, a take away (algo como ‘compre e retire’) seu cliente faz o pedido e retira no local ou você já deixa algumas porções sempre prontas para pagar e levar. Assim, o seu estabelecimento fica responsável pelo preparo do prato, mas sem precisar disponibilizar mesas para consumo, funcionando com pedido/compra e retirada.

Essa é uma ótima opção de baixo investimento e os clientes aproveitam uma refeição rápida, fresca e deliciosa para comer onde quiserem e onde se sintam mais seguros.