Curso gratuito ensina a fazer sua horta orgânica

Se seu sonho sempre foi ter uma horta orgânica em casa, saiba que não é preciso ter um grande jardim para plantar seu próprio alimento. Simples vasos de cerâmica podem abrigar uma série de alimentos, como você pode conferir neste curso gratuito que ensina a fazer sua horta orgânica em casa. Thiago Campos, do site ‘Im Grower’, especialista em agricultura orgânica e consultor master em produção orgânica, disponibilizou, gratuitamente, um treinamento online em que desmistifica os mitos sobre produzir alimentos orgânicos e explica tudo que você precisa saber para ter uma horta orgânica autossustentável em casa.

A pandemia do coronavírus trouxe algumas certezas à nossas vidas, entre elas a consciência de que devemos tomar mais cuidado com aquilo que consumimos, não apenas por uma questão de saúde, mas sobretudo para estimular práticas sustentáveis.

Ter uma horta orgânica em casa, além de ser uma atividade relaxante também representa qualidade de vida, tanto pelo envolvimento com a natureza, quanto pela experiência de colocar a mão na terra para consumir o próprio alimento orgânico e fresco, produzido em casa. Infelizmente, muitas pessoas deixam de viver esse sonho por falta de conhecimento, pois acreditam que para ter uma horta orgânica elas precisam de muito tempo, dinheiro e espaço.

Leia também: Agrotóxicos e o impacto na nossa alimentação

Leia também: Cartilha ensina como desenvolver horta urbana

Você pode ter acesso ao curso de ‘Como Fazer Uma Horta Orgânica em Casa em 6 Simples Passos’ e ainda se inscrever, também de forma gratuita, no treinamento ‘Semana da Horta Orgânica’ diretamente no site Im Grower. O site ainda disponibiliza outro acesso ao ‘Minicurso Gratuito Como Fazer Adubo Orgânico’, em três vídeos: ‘Composto Orgânico Caseiro e Rural + 4 Passos para Tornar uma Terra Fértil’, ‘Bokashi Caseiro e Rural + 3 Fatores Críticos de Sucesso’ e ‘Adubo Líquido Caseiro e Rural + Técnica Secreta’.

Acesse o site, os cursos e outros conteúdos no Im Grower

As vantagens de aprender como fazer uma horta orgânica em casa

Hortas orgânicas podem ser muito vantajosas por serem facilmente maleáveis, ou seja, elas podem ser construídas em qualquer lugar e ao contrário do que muitas pessoas pensam, não necessitam de grande dedicação no dia-a-dia. Cultivar uma pequena horta orgânica em apartamento, por exemplo, é um excelente hobby a ser praticado com crianças, unindo hábitos alimentares mais saudáveis à práticas que estimulam a qualidade de vida.

Outra grande vantagem em ter sua própria horta orgânica é a certeza de que tudo que for colhido é realmente orgânico e ricos em nutrientes, ao contrário de alimentos processados e industrializados que carregam em sua composição inúmeros ingredientes químicos, o que leva a perda de parte do seu valor nutricional. Isso tudo ainda se soma a possibilidade de criar um ambiente agradável e bonito dentro de casa, e transformar qualquer pequeno espaço.

Como fazer uma horta orgânica

Para que possa ter uma ideia do conteúdo do curso, nós, do Nutrição & Prazer, descrevemos uma prévia dos tópicos abordados pelo curso.

Segundo Thiago Campos, o idealizador do curso, o primeiro passo consiste em escolher o local. Mesmo que seja na cozinha ou varanda do apartamento, o local deverá receber luz solar sempre que possível, aproximadamente cinco ou seis horas por dia, além de estar protegido contra o vento e em um local de fácil acesso.

Caso o espaço seja reduzido e seja impossível de plantar diretamente no solo, opções não faltam. A horta orgânica pode ser feita em um vaso e até mesmo em garrafas recicladas, organizadas em uma horta vertical que pode aproveitar o espaço ocioso. A ideia principal é que, independente do espaço disponível, qualquer pessoa possa fazer horta orgânica em casa, seja ela em um jardim ou numa sacada de apartamento.

Não se esqueça que o solo também é um fator importante. Ele precisa ser fofo na medida certa, fértil, úmido e o controle do pH deve ser feito constantemente. Falando assim pode até parecer um tanto complexo, mas através do curso aprendemos a incorporar esta prática em nossas vidas, de forma simples e eficaz.

Você ainda aprenderá usar sementeiras, distinguir as diversas opções de recipientes, adubos orgânicos, cuidados e tratos culturais, como lidar com ervas daninhas, pragas e doenças e entender o que são ‘cultivos adaptáveis’, entre outros assuntos.

Sobre Thiago Campos

Thiago Tadeu Campos nasceu em 1983, em Cuiabá/MT. Desde criança se interessava pela natureza e tudo que vinha dela, em especial, pelas hortaliças. Foi na Fazenda Gairoba de sua avó que criou gosto pela agricultura. Todo ano, durante 15 anos de sua vida, visitava a avó na Fazenda e foi lá onde plantou sua primeira hortaliça orgânica. O tempo passou e o Thiago decidiu estudar agronomia. Durante a graduação se apaixonou pelo mundo do Orgânico. Sua grande missão era, desde aquela época, deixar um legado para seus filhos e netos: um Brasil com mais saúde e com mais Alimentos Orgânicos.

Sua busca incessante por aprendizado fez com que ele, ainda jovem, se tornasse um dos nomes de referência sobre produção de alimentos orgânicos no Brasil.

Mas ele não parou por aí. Foi em 2016, em uma conversa com seu irmão mais novo, que teve uma ideia genial: divulgar as melhores e mais atualizadas informações sobre orgânico para todo o Brasil.

Foi daí que surgiu o Blog ‘Thiago Orgânico’ da Im Grower, que tem como missão divulgar o universo orgânico no Brasil, fornecendo conteúdo atualizado, prático e de qualidade.

Fontes: Hypeness; Im Grower