Curry agrega muito sabor, aroma e cores vibrantes aos alimentos

O curry é um tempero típico da Índia, muito utilizado em diversos pratos típicos asiáticos, ele agrega muito sabor, aroma e cores vibrantes aos alimentos. O uso deste tempero se expandiu ao redor do mundo durante o período das grandes navegações e se tornou uma das especiarias mais usadas e cobiçadas pelos ingleses.

O curry nada mais é que um mix de diversos temperos, e, embora a composição possa variar um pouco, geralmente as especiarias que compõe o tempero são: gengibre, pimenta dedo de moça, pimenta vermelha, canela em rama, cominho, sementes de mostarda, pimenta do reino, cardamomo, cravo, feno-grego, erva-doce, açafrão da terra (cúrcuma) e coentro em grãos.

Essa variação de ingredientes influencia na cor final do tempero, que pode ser amarela, vermelha ou verde, dependendo da quantidade, diversidade e cores desses ingredientes. Existem receitas de curry em que entram até 70 especiarias diversas no seu preparo. Não é à toa que suas propriedades medicinais são reconhecidas em muitos países, em especial na Índia, onde a alimentação Ayurveda possui grande valor.

Por ser uma especiaria que é a soma de diversos ingredientes, seus benefícios acabam sendo uma mistura dos encontrados nessas substâncias, consequentemente, alterando esses muitos benefícios de acordo com sua composição.

Leia também: Alimentos termogênicos potencializam a queima de gorduras

Leia também: Cúrcuma usada na culinária e na medicina alternativa

No Brasil, este tempero ganhou visibilidade e vem sendo muito utilizado em pratos salgados como no arroz, nas carnes diversas, inclusive aves, nos legumes refogados e em inúmeras receitas.

Benefícios do curry

– Auxilia no processo de emagrecimento: Entre os inúmeros benefícios do curry, este é um dos melhores e mais procurados. Este tempero possui ingredientes que contêm propriedades termogênicas, ou seja, que ajudam a ativar o metabolismo, promovendo, assim, o aumento do gasto calórico do organismo.

Desta forma, o corpo irá precisar de mais energia para compensar esta diferença e irá utilizar a gordura como forma de energia, ajudando na redução de medidas e peso. Entre os ingredientes termogênicos do curry, a pimenta e a canela são os principais.

– Previne o envelhecimento precoce: O curry é um tempero rico em substâncias antioxidantes que atuam de forma a bloquear e reduzir a ação dos radicais livres presentes no organismo. Estudos mostram que os radicais livres podem causar danos oxidativos e morte celular, sendo responsáveis por inúmeras doenças degenerativas, como cardiopatias, aterosclerose, problemas pulmonares, esclerose múltipla, inflamações crônicas, doenças do sistema imune, diabetes, artrite e muitas outras doenças.

Melhora a digestão: Os ingredientes presentes no curry ajudam bastante a melhorar o sistema digestivo, principalmente devido aos nutrientes presentes no cardamomo e nas pimentas, que são essenciais para auxiliar a digestão e ajudar na prevenção dos problemas de estômago e de constipação.

A pimenta da Jamaica e o anis, que são muito utilizados na composição do tempero, podem trazer benefícios do curry como aliviar os problemas de indigestão, constipação, perda de apetite, dores no estômago e até mesmo evitar o problemas de hemorroidas.

– Ajuda a reduzir as dores e inchaços: O tempero possui ingredientes que contêm propriedades anti-inflamatórias e, desta forma, há benefícios do curry para reduzir as dores e o inchaço causado pelos processos inflamatórios, sejam musculares ou mesmo nas articulações.

A cúrcuma, que é bastante usada na composição da receita do curry, é um dos principais ingredientes responsáveis por este benefício, auxiliando na redução dos sintomas associados às inflamações.

– Fortalece o sistema imunológico: Este tempero também ajuda a fortalecer o sistema imunológico. O curry pode possuir o açafrão, que é conhecido por seu grande poder curativo. Este ingrediente é rico em substâncias antioxidantes e também possui muitas vitaminas, entre elas as vitaminas A, C e B6 (piridoxina) que são fundamentais para os processos de defesa e combate às infecções no organismo.

O gengibre também é outro ingrediente presente no curry que auxilia de forma expressiva na melhoria do sistema imune.

– Reduz os riscos de câncer: Estudos mostram que alimentos com propriedades antioxidantes podem ajudar na prevenção e até mesmo no combate a diversos tipos de câncer. O açafrão presente no curry é um dos ingredientes mais estudados, mostrando sua eficiência na prevenção do câncer de mama e de próstata, devido ao seu poder antioxidante.

A cúrcuma também é outro ingrediente com excelentes resultados na redução dos riscos de desenvolvimento dos diversos tipos de câncer.

– Reduz os riscos de problemas neurológicos: Um dos grandes benefícios do curry é ajudar na prevenção de muitas doenças neurológicas como o Alzheimer e o mal de Parkinson. Estudos mostram que os nutrientes presentes na pimenta-da-jamaica e no açafrão podem evitar muitas doenças cerebrais e neurológicas, ajudando na proteção das células no cérebro.

Além disso, a cúrcuma tem a capacidade de se conectar às chamadas placas amiloides, que são placas que interferem nas sinapses cerebrais e que podem causar perda de memória com o passar do tempo.

– Ajuda a controlar os níveis de glicose: Estudos mostram que um dos benefícios do curry é auxiliar na redução do tempo em que o amido é convertido em glicose, ajudando, desta forma, no controle dos níveis de glicemia. Isto é um benefício muito bom tanto para quem deseja melhorar a saúde, como também para quem tem diabetes e precisa de alimentos que ajudem neste controle.

Melhora a saúde do coração: O curry pode ajudar muito a melhorar a saúde do coração, pois este tempero possui cardamomo, um ingrediente que contém propriedades vasodilatadoras e que também auxilia na redução da pressão arterial, melhorando a circulação sanguínea e auxiliando na prevenção de diversas doenças cardiovasculares.

– Possui propriedades antidepressivas: Diversos ingredientes presentes no curry podem ajudar na liberação de substâncias que promovem a sensação de bem-estar no nosso organismo, entre elas as endorfinas e a serotonina. Desta forma, o curry pode ajudar na redução dos sintomas de ansiedade, tristeza e descontrole emocional que estão presentes na depressão.

Entre os muitos ingredientes presentes nas receitas de curry, a canela é um dos mais conhecidos por trazer estes benefícios, aumentando a produção de substâncias geradoras de bem-estar.