Cupuaçu e suas propriedades curativas

O cupuaçu é uma fruta nativa da Amazônia, e portanto originária também do Brasil, é uma antiga conhecida dos índios da região, que não apenas a consomem por gostarem de seu sabor exótico, mas também pelas suas propriedades curativas. Hoje, ela chega a ser vendida em pó ou cápsulas por um valor bem elevado em outros países, mas aqui temos o privilégio de aproveitar os benefícios desse super alimento na sua forma orgânica, com todos os seus nutrientes.

O cupuaçu é normalmente usado como sobremesa, consumido cru em batidos, mousses, licores, vinhos, geleias, sorvetes, sumos e saladas. A manteiga de cupuaçu, com características similares à da manteiga de cacau, é usada também como um ingrediente para a preparação de produtos cosméticos. Alguns especialistas dizem que ele ainda será mais popular do que o açaí, já que os benefícios do cupuaçu são maiores que os do açaí e possui maior facilidade de crescimento, sem destruir florestas tropicais.

Leia também: Cajá uma fruta exótica e repleta de benefícios

Leia também: Açaí uma fruta genuinamente brasileira

Cada 100 gramas de polpa contém 52 calorias, 0,6 gramas de gorduras, 0,85 gramas de proteínas e 11,4 gramas de carboidratos. O cupuaçu possui fitonutrientes antioxidantes poderosos como a vitamina A, C; vitaminas B1, B2, B3, aminoácidos, polifenois únicos, fibras, e além disso também possui minerais como cálcio, fósforo, selênio, entre outros.

Benefícios do cupuaçu

– Ajuda na função metabólica: Em alguns países, o cupuaçu é vendido como comprimido ou pó, como nos Estados Unidos. Como ele auxilia na função metabólica, ele é um suplemento extremamente eficaz para a perda de peso e de gordura corporal.Esse processo acontece pois seus micronutrientes aumentam os níveis de energia, o que consequentemente aumenta a perda de gordura e evita que ela seja armazenada.

Outro ponto positivo é que os benefícios do cupuaçu são comparados aos efeitos da cafeína, mas por não ter cafeína em sua composição, o cupuaçu é considerado ainda mais saudável.

– Melhora o funcionamento do intestino e auxilia no combate das dores abdominais: Os benefícios do cupuaçu ao funcionamento do intestino se dão graças às vitaminas e minerais em sua composição, que estimulam o sistema gastrointestinal. Antigamente, as sementes de cupuaçu eram usadas nas aldeias indígenas para pessoas com dores abdominais ou para mulheres com dor de parto. Eles mastigavam a semente com o intuito de melhorar essas dores.

– Fornece energia: Assim como o açaí, o cupuaçu é um ótimo alimento para ser usado antes de alguma atividade física para gerar uma boa quantidade de energia. Por aumentar o nível de energia, o cupuaçu auxilia em uma maior queima de calorias. Ele possui o efeito semelhante da cafeína, como dito anteriormente, e ainda mais saudável. Uma boa dica é misturar o açaí com o cupuaçu, gerando maior energia com o sabor ficando inigualável.

– Auxília na perda de peso e redução de gordura: A vitamina C, presente na fruta, auxilia na perda de peso e de gordura corporal naturalmente pois produz a carnitina, uma substância que transporta as células de gordura para as mitocôndrias, onde há a transformação de gordura em energia.

Quando o corpo possui quantidades baixas de vitamina C, o hormônio do estresse, o cortisol, é liberado na corrente sanguínea. A presença de muito cortisol estimula o ganho de peso, pois o hormônio “avisa” ao cérebro para estocar gordura no abdômen. Com a ingestão do cupuaçu e consequentemente vitamina C, há o balanço do nível de cortisol.

Por conter muitas fibras em sua propriedade, a fruta garante maior saciedade por mais tempo, outro ponto positivo para usá-la nas dietas.

Por ser um excelente antioxidante, a vitamina C também previne o envelhecimento e doenças degenerativas. Além disso, é fundamental na formação do colágeno (proteína que estrutura vários tecidos, como a pele), deixando a pele mais firme e com mais elasticidade.

– Ação anti-inflamatória: O consumo frequente de cupuaçu combate inflamações e fadiga.

– Fortalece o sistema imunológico: O cupuaçu é rico em vitamina C, que é muito importante, pois auxilia o organismo a combater infecções causadas por vírus e bactérias.

– Combate o câncer e rejuvenesce: Cientistas descobriram um novo antioxidante presente na fruta, o Theograndins. Ele mostrou autonomia e promete destruir células cancerígenas do cólon e combater danos dos radicais livres, que são os responsáveis pelo envelhecimento precoce.