Broto de feijão para alimentação saudável e equilibrada

Originário da China, o broto de feijão, também chamado de moyashi, é um grão germinado, ou seja, uma semente que iniciou uma nova fase de transformação para gerar uma nova planta, na qual energia e valor nutricional são muito maiores do que no estágio de maturação. Para quem não abre mão de uma alimentação saudável e equilibrada, os brotos são uma ótima opção para diversificar o cardápio. Já que podem ser consumidos em forma de saladas, cozidos e até mesmo serem desidratados e moídos, produzindo assim, a farinha de broto de feijão.

Os brotos são produzidos pelas sementes de todos os tipos de feijão e são muito mais nutritivos do que o feijão em si, e com baixo nível de calorias (45Kcal para cada 100 gramas). Seu teor de gordura é baixo, é livre de colesterol e gordura saturada, além de ser boa fonte de fibras. Esse alimento possui uma enorme gama de vitaminas, entre elas: A, complexo B, C, D, E e K, e minerais como: ferro, potássio, cálcio, fósforo, magnésio e zinco. Além de isoflavonas, aminoácidos e saponinas.

Leia mais: O perigoso efeito sanfona

Leia mais: PANCs – plantas alimentícias não convencionais

Benefícios do broto de feijão

– Ajuda na perda de peso: Além da quantidade reduzida de calorias, zero colesterol e zero calorias, conforme dito antes, o teor de fibra de fibras presentes nesse alimento tem a sua contribuição, pois promovem uma digestão mais lenta, proporcionando uma sensação de saciedade por mais tempo.

– Reduz as gorduras do fígado: Os brotos de feijão são reconhecidos também como fonte de lecitina, que é um tipo de proteína que tem a capacidade de reduzir a gordura do fígado, prevenindo o chamado fígado gorduroso, uma condição considerada hepática que pode trazer consequências como a disfunção do mesmo.

– É fonte de proteína vegetal: Os brotos de feijão são considerados uma fonte de proteína vegetal, importante para aqueles que desejam inserir proteínas na refeição sem consumir carne. Cada 100 gramas do alimento proporcionam 4,17 gramas de proteínas.

– Favorece o sistema imunológico: As saponinas, além de ajudarem a reduzir os níveis de colesterol, também agem como um escudo para o nosso corpo, pois são capazes de produzir uma defesa natural contra organismos que podem prejudicar o nossa saúde, reduzindo, assim, a carga sobre o sistema imunológico.

– Ajuda na digestão: As fibras encontradas nos brotos de feijão são de excelente qualidade e em uma quantidade significativa. As fibras trazem benefícios,  ajudando a regular o trânsito intestinal, aliviando inchaço, flatulências, constipação e até mesmo a diarreia.

– Contribui com a saúde do coração: Os brotos de feijão são ricos em potássio, vitamina K e saponina. O potássio é considerado um mineral importante para o organismo e sua principal funcionalidade é ajudar na contração do músculo cardíaco e controle da pressão arterial. A vitamina K assume outro papel, ajudando na coagulação do sangue, impedindo o acúmulo de cálcio nos vasos sanguíneos e consequentemente o rompimento das artérias.

Já as saponinas ajudam na redução dos níveis de colesterol ruim (LDL), ajudando na eliminação deste, através das fezes, dificultando sua absorção pelo organismo.

– Acelera o metabolismo: Se o objetivo é fazer o seu metabolismo trabalhar de forma mais acelerada, há benefícios de brotos de feijão neste sentido, pois são rico em diversas vitaminas do complexo B. As mesmas são responsáveis por diversos processos no nosso corpo como o equilíbrio hormonal, relógio biológico, enzimas e o metabolismo energético.

– Previne a osteoporose: Minerais como o zinco, magnésio, cobre e a vitamina K contribuem para a absorção do cálcio, mineral também presente nos brotos de feijão, ajudando na prevenção e tratamento da osteoporose.

– Ajuda a formação dos bebês durante a gestação: A colina está presente na família de vitaminas do complexo B e pode promover uma gravidez mais saudável, ajudando o desenvolvimento cerebral dos bebês. Outro protagonista importante durante a gestação é o ácido fólico, pois ele ajuda a prevenir defeitos congênitos do cérebro e da medula espinhal do bebê.

– Alivia os sintomas da menopausa: Ricos em fito estrógenos, que têm uma ação semelhante ao estrogênio (hormônio feminino), a ingestão de brotos de feijão pode aliviar os sintomas gerados pela menopausa como os fogachos, que são as ondas de calor, e também as palpitações cardíacas, ambos causados pela redução dos níveis de estrogênio no organismo da mulher na menopausa.

Riscos de consumo e efeitos colaterais

O broto de feijão não oferece riscos à saúde, mas é preciso tomar cuidado com a origem do broto e suas condições de armazenamento porque, por ser um alimento cru, pode estar contaminado por bactérias patogênicas.