Aveia um cereal muito nutritivo

A aveia é um cereal muito nutritivo, que apresenta diversos benefícios para a nossa saúde. Além de possuir carboidratos, proteínas (apresenta boa quantidade comparada a outros cereais), lipídios, vitaminas e minerais, ela possui grande quantidade de fibras solúveis e insolúveis, que a tornam uma excelente opção para quem busca uma alimentação saudável ou quer emagrecer.

A fibra alimentar solúvel da aveia é composta por pectinas, betaglucanas, mucilagens, algumas hemiceluloses e amido resistente. Os principais componentes das fibras insolúveis são a celulose e as hemiceluloses.

Leia também: O gergelim é repleto de benefícios

Leia também: Quinua o melhor alimento de origem vegetal

Benefícios da aveia

– Auxilia o bom funcionamento intestinal, pois retarda o esvaziamento gástrico, resultando em maior saciedade;
– Diminui os níveis de colesterol total e LDL (colesterol ruim), além de ajudar a manter seus níveis adequados;
– Diminui a liberação de açúcar no sangue;
– Ajuda a reduzir os riscos de doenças coronárias.

A betaglucana é a fibra solúvel de maior importância na aveia, pois tem ação na redução do colesterol sanguíneo em indivíduos com hipercolesterolemia. A concentração dessa fibra é mais elevada no farelo de aveia, seguida da aveia em flocos e depois da farinha de aveia.

Além desses fatores, a aveia contém muitos antioxidantes que previnem o envelhecimento e o aparecimento de doenças; contém zinco que auxilia na diminuição de acnes e melhora o sistema imunológico; e também é fonte de manganês, que pode auxiliar na formação do colágeno, mantendo a estrutura da pele, do cabelo e das unhas.

Para quem precisa de energia para malhar, ela é uma ótima opção! Sua digestão é fácil, então não há perigo de sentir desconforto durante a atividade física. Além disso, por ser rica em fibras, o seu carboidrato é liberado de forma mais lenta no organismo, fornecendo energia de forma gradual.

A aveia pode ser adicionada a alimentação de diferentes formas, inclusive aliando seu consumo com frutas, iogurtes, sucos, vitaminas e mingau.

As três principais apresentações

– Flocos: Tende a conservar os principais nutrientes encontrados na aveia, já que o grão é prensado integralmente. Cai bem sobre frutas, saladas e iogurtes. É possível achar uma variedade de flocos finos, que são submetidos à moagem. Esse tipo é tradicionalmente usado no preparo de sopas, mingaus e tortas.

– Farelo: Ele é obtido a partir da camada externa do grão de aveia. Não à toa, é o produto que concentra uma maior concentração de fibras betaglucanas. Para ter ideia, são 9 gramas em cada 100 de farelo. Dá para salpicar sobre pratos já prontos ou incluir na receita de massa de pães, bolos e por aí vai.

– Farinha: Em geral, é proveniente da parte mais interna do grão. Por causa disso, fica atrás tanto do farelo como dos flocos quando o assunto é teor de fibras. Mas também é bem versátil. Pode ser incluída em receitas de pães, panquecas, bolos, tortas e afins. Resumindo, é uma boa alternativa à farinha de trigo.