Alcaparras sabor e aromas inconfundíveis

Apesar de não ser muito comum no Brasil, pois o clima do país não permite o plantio ideal, as alcaparras, um arbusto da família das Caparidáceas, presentes a muito tempo na dieta mediterrânica, além de possuírem diversos nutrientes, são um dos mais saborosos temperos para pratos compostos por peixes, carnes suaves e saladas. As alcaparras possuem sabor e aromas inconfundíveis e são ingrediente para molhos, temperos, carpaccios e muitos outros pratos.

Um dos grandes diferenciais que as alcaparras possuem nutricionalmente é a sua quantidade de cálcio (o botão possui mais cálcio do que qualquer outro alimento, inclusive o leite de vaca – de acordo com a nutricionista Erika Carvalho, especialista em nutrição funcional). Ainda possui magnésio, em uma quantidade relevante, que potencializa a absorção do cálcio pelo organismo.

Mas além desses dois minerais a composição nutricional das alcaparras conta com boas quantidades de potássio, além de cobre, zinco, selênio, fósforo e ferro em menores quantidades. Ainda oferece vitaminas A,C,E e muitas do complexo B (tiamina, riboflavina, niacina, niacina NE, pirodoxina e folato).

Leia também: Cálcio essencial para ossos e dentes

Leia também: Saladas nutritivas e apaixonantes com a arte de Garde manger

Muito mais que aderir mais sabor ao prato, as alcaparras, que possuem apenas 23Kcal a cada 100 gramas, levam muitos nutrientes ao organismo, ainda possuem propriedades anti-inflamatórias, antibacterianas e até mesmo anticancerígenas.

Benefícios das alcaparras

– Auxiliam na digestão: As fibras presentes na alcaparra ajudam o sistema digestivo funcionar de maneira adequada, já que seu consumo regular reequilibra as bactérias boas da flora intestinal e aliviam a sensação de inchaço na barriga. As alcaparras ainda são usadas para abrir o apetite (devido ao seu princípio ativo, o ácido cáprico, um tipo de triglicerídeo), aliviar a dor de estômago e reduzir flatulência.

– Combatem o escorbuto: Para auxiliar no tratamento de escorbuto, que é causado pela falta de vitamina C no organismo, as alcaparras com vinagre e sal são muito indicadas.

– Promovem a saúde dos ossos e dentes: Como já dizemos, as alcaparras oferecem um grande quantidade de cálcio, que tem como função mais importante desenvolver e manter a saúde dos ossos e dentes. Como se não bastasse o vegetal ainda possui uma boa quantidade de magnésio que potencializa a absorção do cálcio pelo organismo.

– Combatem o câncer e tem propriedades anti-inflamatórias: Esses benefícios são obtidos, principalmente, pela presença de rutina e quercetina, substâncias muito indicadas contra o câncer de mamas, intestino e colo de útero.

– Propriedades antioxidantes: Além de possuir poderosos antioxidantes em sua composição, as alcaparras, também tem propriedades antibacterianas e anti-inflamatórias, sendo um bom alimento para quem sofre com dores em geral.

– Favorecem a perda de peso: Consumir alcaparras pode favorecer o processo de perda de peso pois, é hipocalórico, tem muitas e boas fibras alimentares (o que produz saciedade) e possui carboidratos de absorção rápida. Essa última característica também pode se de grande valia para quem sofre de diabetes, pois carboidratos de absorção não proporcionam o acúmulo de açúcares e gorduras no organismo.

Riscos de consumo e efeitos colaterais

Um ponto negativo das alcaparras é a sua alta concentração de sódio, 2.964 miligramas a cada 100 gramas do alimento. Por este motivo deve ser consumida com moderação, principalmente por pessoas que apresentem histórico de pressão alta, problemas cardíacos e deficiência renal, já que, com o excesso de sódio, os rins precisam expelir maior quantidade deste mineral e por isso trabalham mais, sobrecarregando o órgão.