Água de coco um isotônico natural

A água de coco é uma bebida gostosa e refrescante que pode ser tomada em qualquer hora do dia, pode ser consumida por pessoas de todas as idades e inclusive bebês. Tomar a água de coco é uma ótima forma eficiente de se refrescar num dia quente ou repor os sais minerais perdidos através do suor após uma atividade física, pois se trata de um isotônico natural.

A água de coco é o suco encontrado no centro de um coco jovem e verde, que ajuda a nutrir a fruta. À medida que o coco amadurece, parte do suco permanece na forma líquida, enquanto o restante amadurece na carne branca sólida conhecida como polpa de coco. Nessa fase de amadurecimento do coco, o chamamos de coco seco, ou copra.

Por mais que a característica hidrante dessa bebida seja a mais famosa, os benefícios que ela traz à saúde são inúmeros. A água de coco, promove o equilíbrio da química corpórea, beneficiando a saúde do organismo como um todo.

Leia também: Conheça melhor este mineral: o potássio

Leia também: O quanto o coco contribui para nossa saúde

Com apenas 19Kcal a cada 100 ml da bebida a água de coco é composta por 94% de água e, praticamente, nenhuma gordura, sua composição ainda conta com carboidratos, fibras alimentares, vitamina C, vitaminas do complexo B, além de minerais como potássio, magnésio, manganês, fósforo, sódio e cálcio.

Benefícios da água de coco

– Possui alto poder hidratante: A água de coco repõe os sais minerais rapidamente, seu sabor ligeiramente adocicado a torna muito saborosa quando gelada. Por ter um sabor agradável você pode aproveitar para tomar água de coco quando estiver com sede para garantir a hidratação do corpo, da pele e dos cabelos.

A bebida também é perfeita para restaurar, não somente a hidratação, como reabastecer os eletrólitos perdidos durante a prática de exercícios físicos. Os eletrólitos são minerais (no caso da água de coco potássio, magnésio, sódio e cálcio) que desempenham vários papéis importantes no corpo, incluindo a manutenção do equilíbrio de fluidos.

– Reduz o estresse e a tensão muscular: Dois dos componentes que podemos encontrar na água de coco são o cálcio e o magnésio, ambos importantes para o relaxamento muscular e para a diminuição do estresse. Enquanto o cálcio auxilia na recuperação da musculatura, o magnésio auxilia o sistema nervoso, fazendo com que aumente o bem-estar, pois contribui com a serotonina, o hormônio relacionado ao prazer e bem-estar. A bebida também é extremamente eficiente na prevenção e no combate as cãibras de quem pratica atividade física,

– Reduz a pressão arterial: A bebida traz diversos benefícios à saúde, começando pela redução da pressão arterial. Por conta do grande nível de potássio, ela neutraliza o efeito do sódio no corpo, o que contribui para evitar picos de pressão.

– Controla o colesterol: O consumo regular da água de coco contribui para diminuição das placas de ateroma no interior das artérias, além de ajudar a regular os níveis de colesterol no sangue, isso porque é composto por ácido láurico, potássio e sódio, atuando diretamente na placa de ateroma, promovendo a saúde do coração.

– Melhora o funcionamento dos rins: Como é água, ao atravessar todo tubo digestivo e finalmente chegar ao sangue, contribui para retirar as toxinas e estimula o funcionamento dos rins, produzindo mais urina. Quanto mais urina é produzida maior é a mobilização dos pequenos cristais que se formam dando origem a pedra nos rins, e nesse caso atua na prevenção e no tratamento.

– Melhora a digestão: A água de coco combate a indigestão, a azia e o refluxo sendo uma ótima estratégia para quem está grávida mas também é uma boa estratégia para quem está sofrendo com vômitos constantes porque limpa e hidrata o esôfago, acalmando a irritação causada pela acidez do conteúdo estomacal.

A água de coco ainda é ótima para o intestino, principalmente para quem sofre com prisão de ventre, como em caso de diarreia ou fezes moles. 

– Limpa e hidrata a pele: Além de purificar o corpo de dentro para fora, porque desintoxica o fígado e o intestino, o que já melhora a saúde da pele, você também pode pulverizar um pouco de água de coco no rosto quando estiver praticando atividade física no sol, por exemplo. Ela limpa, hidrata e refresca a pele sem agredi-la.

– Combate a ressaca: Tomar água de coco é uma ótima estratégia para combater a ressaca de forma rápida. O açúcar, naturalmente presente em forma de frutose, eleva a glicemia, combatendo sintomas como mal estar e inchaço abdominal porque ajuda a purificar o fígado.

Riscos de consumo e efeitos colaterais

Assim como qualquer outro alimento, a água de coco em excesso faz mal. Indivíduos com problemas renais, hipertensos e diabéticos devem ficar atento a quantidade consumida diariamente, pois a água de coco possui sódio e frutose que deve ter seu consumo controlado neste casos.

Vale ressaltar também, que a bebida possui grande quantidade de potássio e, quando ingerida em excesso, pode alterar o ritmo cardíaco e causar fraqueza muscular.