Agrião recomendado e indicado pela ciência nutricional

De cor verde escura e flores brancas, o agrião é um vegetal bem antigo, cultivado em diversos países do mundo. Por ser uma verdura extremamente rica em substâncias benéficas, passou a ser recomendado e indicado pela ciência nutricional para completar uma alimentação equilibrada. A planta é fonte de nutrientes que completam o quadro nutricional necessário, já que é rico em vitaminas do complexo B, A, C e K, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, substâncias essenciais para o funcionamento do nosso corpo.

Cada 100 gramas de agrião contém apenas 25 calorias, 0,45 gramas de gorduras, 3,17 gramas de proteínas e 2,58 gramas de carboidratos. O agrião é um super antioxidante, aumenta imunidade, ajuda a combater infecções e é um ótimo alimento para facilitar o processo digestivo. Pode ser facilmente adicionado na sua alimentação através de saladas e sucos verdes, por exemplo.

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Benefícios do agrião

– Efeito detox: O vegetal possui grandes quantidades de beta caroteno, precursor da vitamina A, que ajuda a eliminar os radicais livres do corpo, que podem prejudicar as células e causar problemas graves, como o câncer. Além disso o agrião contém os antioxidantes zeaxantina e luteína.

– Auxilia a perda de peso: Por possuir apenas 0,45 gramas de gordura e 25 calorias a cada 100g de alimento, o agrião é ótimo para evitar o ganho de peso. Além disso, possui fibras e aumenta a sensação de saciedade.

– Fortalece o sistema imunológico: A abundância de vitamina C faz com que a produção de glóbulos brancos aumente e combata os organismos invasores que podem vir a causar doenças.

– Melhora a saúde pulmonar: O agrião tem propriedades expectorantes e descongestionantes, e ajuda a prevenir crises de asma, bronquite, gripes e infecções virais. É ideal para fumantes e ex-fumantes que precisam dar uma atenção especial ao pulmão.

– Previne o diabetes: O agrião possui ácido alfa-lipóico em sua composição. Este ácido ajuda a baixar os níveis de glicose no organismo, sendo eficaz para prevenir o surgimento da doença.

– Reduz a pressão arterial: Por ser rico em minerais como cálcio, magnésio e potássio, o agrião ajuda a manter equilibrada a saúde vascular e impedir a alta da pressão. O agrião também contém nitratos que aumentam a saúde dos vasos sanguíneos, reduzindo a inflamação e a rigidez.

– Auxilia a saúde dos ossos: Por ter muita vitamina K e cálcio, o alimento é ótimo para fortalecer os ossos e evitar a osteoporose. Embora o cálcio seja bem conhecido por seus efeitos na saúde óssea, o magnésio e o potássio também desempenham papéis importantes na saúde dos dentes e ossos. Sendo assim o agrião é uma ótima opção para pessoas que não consomem leite e derivados.

– Reduz o risco de câncer: Como o agrião é rico em fitoquímicos, ele pode reduzir o risco de desenvolvimento de certos tipos de câncer.

– Melhora o desempenho atlético: Os nitratos são compostos encontrados naturalmente em alimentos como beterraba, rabanete e verduras como agrião. Eles relaxam os vasos sanguíneos e aumentam a quantidade de óxido nítrico no sangue, o que pode melhorar o desempenho atlético.

Além do mais, o nitrato reduz a pressão sanguínea em repouso e diminui a quantidade de oxigênio necessária durante o exercício, o que pode aumentar a tolerância ao exercício.

– Protege a saúde dos olhos: O agrião contém luteína e zeaxantina, que são compostos antioxidantes da família dos carotenóides. Numerosos estudos demonstraram que a luteína e a zeaxantina são essenciais para a saúde ocular. Além disso, o consumo de vitamina C, que também está presente no agrião, está associado a um risco menor de desenvolvimento de catarata.

Riscos de consumo e efeitos colaterais

É importante lembrar que o consumo excessivo de agrião pode aumentar o risco de aborto, assim como irritações no estômago e nas vias urinárias, estando contraindicado para mulheres no início da gestação e pessoas com gastrite ou problemas renais.