Açúcar demerara menos processado e menos aditivos químicos

O açúcar demerara têm sido considerado mais saudável do que o açúcar branco (açúcar refinado), sendo incluído em diversos tipos de dietas. Na verdade, a principal diferença entre eles é que o açúcar demerara é menos processado e recebe menos aditivos químicos antes de chegar ao consumidor final, mantendo boa parte de suas características nutricionais.

Apesar de ser mais saudável que o açúcar refinado, o demerara, como qualquer tipo de açúcar, possui grande quantidade de calorias e estimula o aumento da glicemia, que é o açúcar no sangue, e esse aumento estimula a produção de gordura no corpo. Sendo assim, todo tipo de açúcar deve ser consumido moderadamente.

O sabor do açúcar demerara é menos característico e forte, se comparado ao mascavo, mas ainda assim é mais caramelizado que o açúcar comum, já que não tem nenhum aditivo químico.

Leia também: Xilitol um adoçante ‘do bem’

Leia também: Stevia, saiba tudo sobre esse adoçante

O açúcar demerara possui 377Kcal a cada 100 gramas e 97,33 gramas de carboidratos, na mesma quantidade do alimento. Sua composição nutricional ainda conta com vitaminas do complexo B e minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio.

Como é o processo de fabricação do açúcar demerara

A primeira etapa presente em todos os engenhos é a moagem da cana, quando é extraído o suco conhecido como caldo de cana ou garapa. Esse caldo é conduzido até um tanque, o parol, onde é armazenado.

Então esse caldo de cana é levado a grandes tachos de cobre, e submetido a fogo brando e fervido até atingir o ponto, ou seja, se transformar em mel. Esse ‘mel-de-engenho’ é transferido para um tanque onde será submetido a agitação, para acelerar a cristalização do açúcar.

O mel, então, é distribuído em formas cônicas, dispostas em uma bancada, onde fica até esfriar. Após a cristalização, o mel excedente (não cristalizado), é extraído (por decantação), através de um orifício na parte inferior da forma. Esse mel, chamado ‘mel de furo’ ou melaço, tem outras utilizações, entre elas, também, a fabricação de cachaça, após fermentação por alguns dias.

O açúcar cristalizado, em forma de pão, que recebe o nome inicial de ‘pão de açúcar’, é desenformado, chamando-se, então, ‘açúcar bruto’, ou ‘açúcar mascavo’, que é comercializado para utilização dessa forma. Em seguida, ele é submetido a um leve processamento, mas não é refinado como o açúcar branco e nem passa pelo processo de clarificação completo, onde o açúcar bruto é submetido a um mineral resultado da combustão de enxofre, transformando-o no açúcar cristal. E, com mais uma etapa em açúcar refinado ou açúcar branco.

No caso do demerara essa ‘limpeza’ é parcial, feita apenas com um leite de cal, mantendo boa parte das vitaminas e minerais. Pode-se usar de regra que quanto mais escuro o açúcar, mais nutrientes ele possui.

Benefícios do açúcar demerara

– Aumenta a energia: Uma das vantagens do açúcar demerara é que ele causa um pico de glicemia menor do que o refinado, distribuindo a energia de forma melhor. Alguns dos seus elementos também estão relacionados a síntese proteica, por isso também são importante para a prática de atividade física.

– Auxilia na saúde dos ossos e dentes: Segundo a nutricionista Ana Paula Gava, a presença do cálcio no açúcar demerara é importante porque essa substância tem um efeito na manutenção de ossos e dentes. Portanto, é relevante em todas as fases da vida e um forte aliado no combate a osteoporose.

– Promove a saúde da musculatura: Por conta também do cálcio e do potássio, o açúcar demerara auxilia também nas questões que envolvem contrações musculares, sendo eficiente contra as câimbras. Assim, substituir o açúcar comum pelo demerara é favorável tanto para quem deseja ganhar massa magra, quanto na manutenção do nosso corpo no dia a dia.

– Ajuda a regular o metabolismo: O fósforo, mineral presente na composição do açúcar demerara, aumenta a capacidade de absorção correta das proteínas e carboidratos, auxiliando a regular o nosso metabolismo. Além disso, ele também compõe o nosso DNA, sendo essencial para a formação das células do nosso corpo.

– Melhora o funcionamento do intestino: Por não conter aditivos químicos esse tipo de açúcar preserva a nossa microbiota intestinal, mantendo as ‘bactérias boas’, que contribuem com o processo digestivo e ajudam a fortalecer o nosso sistema imunológico.

– Promove a qualidade do sono: O açúcar demerara, como já foi dito, possui magnésio, e ingestão desse mineral é muito relacionada com o sono, porque ele regula a melatonina, conhecida como o ‘hormônio do sono’.

Riscos de consumo e efeitos colaterais

A alta glicemia do açúcar acaba estimulando a produção de insulina, motivo pelo qual não é recomendado que diabéticos o consumam. Ainda que a energia seja mais distribuída ao longo do dia, por conta dos nutrientes e do formato, o açúcar demerara ainda tem o potencial de elevar muito a quantidade açúcar no sangue.

Além do excesso de glicemia, a alta quantidade de calorias presentes no demerara pode gerar um ganho de peso, caso consumido em excesso. Apesar de estar mais próximo do natural e ser mais rico em vitaminas e minerais que o açúcar branco, o açúcar demerara ainda é um açúcar, e em taxas muito grandes de consumo, ele ainda está relacionado a efeitos como a obesidade.

Apesar de elementos como o cálcio, que ajudam na contração dos músculos do coração, o demerara ainda pode causar alguma doença cardíaca. Além da relação com aumento de peso, qualquer quantidade excessiva de açúcar pode ter efeitos negativos na saúde do coração.