Acelga sabor exótico usada em diversas receitas

Com folhas verdes e hastes que podem variar entre o branco, vermelho ou amarelo, a acelga tem sabor exótico, que fica entre o amargo da beterraba e o salgado do espinafre, e pode ser usada em diversas receitas, desde saladas até recheios de tortas e panquecas. Muito comum nos países do Mediterrâneo, a acelga possui origem desconhecida, com relatos de sua popularidade entre os povos romanos, gregos e egípcios.

Outra curiosidade é que este é um dos alimentos mais consumidos na Coreia, sendo apresentado em forma de conserva, conhecido como kimchi. Mas, além do gosto característico e do fato de ser um ingrediente versátil na cozinha, o que mais faz a acelga se destacar entre as demais hortaliças é o fato de ser rica em antioxidantes e nutrientes importantes para o corpo.

Com baixo nível de calorias, apenas 24Kcal para cada 100 gramas da hortaliça, a acelga possui uma enorme carga de nutrientes em sua composição como vitaminas A, C, K e vitaminas do complexo B, além de minerais como sódio, cálcio, ferro, magnésio, manganês, fósforo, potássio, cobre, zinco e selênio. Ainda possui uma boa quantidade de fibras, uma insignificante quantidade de gorduras, e a sua principal característica nutricional é a grande quantidade de antioxidantes, como carotenoides e flavonoides, que a hortaliça oferece.

Leia também: O papel dos antioxidantes em nosso organismo

Leia também: Os antioxidantes e as doenças neurodegenerativas

Benefícios da acelga

– Grande quantidade de antioxidantes: O fato da hortaliça ser rica em antioxidantes é importante para o corpo porque eles ajudam a combater os radicais livres presentes no organismo humano. Essas substâncias prejudiciais não apenas estão associadas ao envelhecimento precoce como também causam doenças. Já foram identificados 13 diferentes tipos de antioxidantes polifenóis e nove de antioxidantes betaxantinas na acelga. O vegetal também contém antioxidantes flavonoides, entre eles o chamado ácido siríngico, que é conhecido por controlar os níveis de açúcar no sangue.

Como se não bastasse, os antioxidantes da verdura também são associados ao auxílio à prevenção do câncer, doenças no coração, distúrbios nos olhos e na pele e problemas neurodegenerativos.

– Melhora a performance muscular e a resistência a longo prazo: A acelga também contém os chamados nitratos, compostos responsáveis por benefícios da acelga na oxigenação dos músculos durante a prática de exercícios.

Acredita-se que um aumento na ingestão de nitrato, por meio da alimentação, melhorara a tolerância para exercícios em treinos de resistência a longo prazo, além de poder melhorar a qualidade de vida de quem sofre com problemas cardiovasculares, respiratórios ou condições metabólicas que encontram dificuldades para executar as tarefas do dia a dia por conta da falta de oxigenação.

– Ajuda a imunidade: Outro benefício importante, devido a presença da vitamina C, é a melhora do sistema imunológico, prevenindo grande gama de doenças.

– Promove a saúde do coração: Também são conhecidos benefícios da acelga para ajudar a desativar reações pró-inflamatórias no organismo, que podem piorar o quadro de colesterol alto e aumentar o risco de ocorrer um ataque no coração, acidente vascular cerebral (AVC) ou outra forma de doença cardiovascular.

O vegetal ainda é classificado como um alimento anti-hipertensivo por conter em sua composição minerais fundamentais para a boa circulação, a saúde dos vasos sanguíneos e o controle dos batimentos do coração.

– Ajuda na saúde dos ossos: Outro dos benefícios da acelga é que ela contribui com a saúde dos ossos no corpo humano. Isso porque ela é fonte de cálcio e vitamina K, dois nutrientes importantes para o fortalecimento da estrutura do esqueleto.

– Auxilia na saúde digestiva: A hortaliça também é conhecida por ajudar a diminuir a inflamação no trato digestivo e regular os movimentos intestinais, que extraem as toxinas do organismo. Além disso, o vegetal possui as chamadas betalaínas que atuam como antioxidantes e anti-inflamatórios no intestino. Isso porque ainda não falamos que a acelga é fonte de fibras, nutriente que ajuda a regular os níveis de glicose no sangue, melhor a saúde digestiva e do cólon, previne a prisão de ventre e a diarreia.

– Promove a saúde das funções cerebrais: Pesquisas já mostraram que o hábito de comer a hortaliça com frequência fornece proteção contra doenças neurodegenerativas. Acredita-se que antioxidantes encontrados no vegetal defendem as células cerebrais da mutação e protegem contra o dano ao DNA.

– Melhora a circulação sanguínea: Outro fator que aponta para os benefícios da acelga em relação à circulação é a presença dos nutrientes ferro e cobre em sua composição. Os dois minerais são componentes fundamentais dos glóbulos vermelhos do sangue, que quando estão em quantidade apropriada no organismo, melhoram a circulação e a oxigenação de órgãos essenciais dentro do corpo humano.

É importante salientar que a falta no organismo desses dois nutrientes (ferro e cobre), podem causar o desenvolvimento de anemia, uma condição que traz consigo problemas como falta de concentração, fraqueza, fadiga e distúrbios estomacais.

– Auxilia o controle da diabetes: A hortaliça é dotada de um antioxidante chamado de ácido alfalipóico, que ajuda a diminuir os níveis de glicose, aumentar a sensibilidade à insulina (a resistência ao hormônio é uma característica da diabetes) e prevenir as mudanças causadas pelo estresse oxidativo em pacientes que possuem diabetes.