A9 a nova água mineral em caixinha

No lugar da garrafa de plástico, a embalagem Tetra Pak. O lançamento da A9 a nova água mineral em caixinha aconteceu este mês e oferece uma alternativa às garrafas PET. O produto, que chega às gôndolas a partir deste mês de novembro em embalagens de 500 ml, é uma parceria entre a Cia de Bebidas Poty e a Tetra Pak. A princípio, a A9 estará disponível em redes do varejo no estado de São Paulo.

Diferentemente de águas mais comuns no mercado, a A9 é naturalmente uma água alcalina, com pH de 9,38, além de possuir sais minerais que contribuem para o bom funcionamento do organismo. A água é obtida diretamente da fonte e envasada pela Poty Cia de Bebidas, localizada em Potirendaba (SP), resultando em uma bebida 100% natural.

Composta por seis camadas de proteção, a embalagem da Tetra Pak é reciclável e produzida majoritariamente com materiais renováveis. No pós-consumo, a caixinha pode ser direcionada para reciclagem, dando origem a novos produtos, como pallets, telhas, poltronas, jogos americanos, bolsas e cadernos.

Leia também: Água essencial para a vida

Leia também: Erros na dieta que nos fazem engordar

Preocupação ambiental

Atualmente, 93% dos consumidores brasileiros afirmam que embalagens ambientalmente responsáveis influenciam em sua decisão de compra, revela a pesquisa Environment Research, publicada pela Tetra Pak em 2019.

“Periodicamente conduzimos pesquisas a fim de entender as mudanças no comportamento do consumidor e os seus impactos para a indústria de alimentos e bebidas. Com o lançamento da A9, estimulamos que os nossos clientes invistam em produtos alinhados com os novos padrões de consumo”, explica Cassio Simões, diretor de vendas da Tetra Pak Brasil.

Nos últimos anos, a Tetra Pak passou a avaliar oportunidades dentro de novos segmentos, além daqueles tradicionalmente atendidos. A ideia de envasar água em caixa foi sugerida à Poty, que acreditou no projeto e instalou uma nova linha de produção com máquinas da Tetra Pak. A A9 passa a integrar o mix de mais de 80 produtos da Poty e será distribuída em todo o Brasil.

A empresa – Tetra pak

Tetra Pak é uma empresa multinacional de origem sueca, que fabrica embalagens para alimentos. Foi fundada em 1951, em Lund, Suécia, por Ruben Rausing e Erik Wallenberg. A companhia faz parte do grupo Tetra Laval, no qual está incluída a francesa Sidel, empresa especializada no fabrico de garrafas PET. 

Em 1950 havia criado técnicas de fabricação de cartões herméticos, usando um sistema de cartolina forrada em plástico. Em 1952, a empresa já comercializava sua primeira máquina de embalagens cartonadas. O creme de leite foi o primeiro produto a ser embalado pela Tetra Pak. Três anos depois as embalagens da Tetra Pak começaram a acondicionar leite pasteurizado.

A embalagem tipo longa vida, no entanto, seria criada apenas em 1961. Foi neste ano que Dr. Ruben Rausing uniu os conceitos de ultrapasteurização e embalagem asséptica, criando a embalagem Tetra Brik, que protegeria o leite sem necessidade de conservantes e refrigeração.

Hoje, a Tetra Pak está presente em mais de 165 países – é uma organização global que produz sistemas integrados para processamento, embalagem, distribuição e embalagens cartonadas para alimentos como leite e derivados, sucos, chás, derivados de tomate, cremes, molhos e etc.

A empresa – Cia de Bebidas Poty

A história da Poty começou nos anos 50 e hoje já é uma das mais modernas indústrias brasileiras de bebidas. A marca é líder de mercado em várias regiões do Estado. A empresa tem sua matriz em Potirendaba e conta com outros centros de distribuição espalhados por sua área de atuação. Está instalada em Potirendaba, noroeste do Estado de São Paulo, em área de 120 mil m², com área construída de 19 mil m².

O parque industrial tem linhas de produção totalmente automatizadas e integradas que permitem produzir refrigerantes, energético, água mineral, isotônico, sucos, tônica, bebidas e licores alcoólicos abrangendo um mix de mais de 80 produtos.